Brasil bate recorde no Parapan de Lima

A delegação brasileira terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas com 308 no total, seguido pelos Estados Unidos, com 185

Imagem: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania

Os jogos Parapan-Americanos de 2019 começaram no dia 23 de agosto e terminaram no último dia 1º de setembro. A competição, que aconteceu em Lima no Peru, foi marcada pela conquista de um novo recorde para os atletas brasileiros, em que foram conquistadas 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes, totalizando 308 medalhas, quebrando o record de 307, que até então era do México.

O Brasil lidera o ranking de países desde 2007, quando o jogos foram realizados no Rio de Janeiro, se tornando referência nos esportes paralímpicos. Nesta edição, a delegação brasileira também foi maior do que as anteriores, com 337 desportistas, totalizando 512 pessoas que contribuíram para a conquista dos resultados inéditos.

AS MODALIDADES

Diante de tantas especialidades algumas ganharam destaque. A natação, por exemplo, garantiu 53 medalhas de ouro para os brasileiros. Entre os nomes mais conhecidos, estão os atletas Daniel Dias, que chegou ao seu 33º ouro em jogos paralímpicos com 100% de aproveitamento, e Phelipe Rodrigues, maior medalhista da edição, com oito medalhas, sendo sete de ouro e uma de bronze.

Outro esporte que confirmou o favoritismo do Brasil foi o goalball, modalidade de percepções tátil e auditiva, desenvolvida com exclusividade para deficientes visuais e que garantiu o tricampeonato masculino e bicampeonato feminino, reforçando a coletividade dos atletas brasileiros.

INVESTIMENTO

Mais um ponto positivo para o sucesso dos jogos Parapan foram os investimentos realizados. Pela primeira vez, os desportistas do Brasil realizaram a preparação para a competição no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, um dos maiores CTs do mundo. Além da estrutura física, os atletas nacionais receberam auxílio dos programas Bolsa Pódio e Bolsa Atleta.

O próximo Parapan será em Santiago, no Chile, em 2023. Antes da próxima edição, o desafio será a disputa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano que vem.

Atletas brasileiros em diversas modalidades:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s