Seria o recorde da região na era dos pontos corridos

Já imaginou uma Copa do Nordeste fora de época, no meio do Campeonato Brasileiro Série A? Isso aconteceria caso a temporada terminasse nesta segunda-feira, 23.
Isso porque se as atuais posições dos clubes nordestinos fossem mantidas, teríamos seis times da região na elite do futebol brasileiro, em 2020, o recorde na era dos pontos corridos.
Se o final da temporada fosse nesta segunda, Bahia (8°), Ceará (14°), Fortaleza (15°) e CSA (16°) permaneceriam na Série A. Já na segunda divisão, Sport (3°) e CRB (4°) conseguiriam o acesso.
Apesar dos resultados ruins conquistados nos últimos jogos, Ceará e Fortaleza se mantém fora da zona de rebaixamento. O Bahia faz uma boa campanha na competição, enquanto o CSA vem em uma crescente no certame.
Nos últimos anos, o futebol nordestino tem alcançado protagonismo no cenário nacional. Isso acontece após fortalecimento dos clubes cearenses -alvinegro e tricolor -, o resurgimento do azulão de Alagoas, que teve escalada histórica da Série D para A em três anos, além do Bahia, que nos últimos anos tem se firmado como a equipe mais organizada da região.
Sempre frequente na elite do futebol nacional, inclusive com clássicos entre rivais locais, o estado de Pernambuco tem de se reinventar para voltar aos bons tempos. O estado não teve representante na Série A de 2019. Entretanto, a unidade federativa da sinais de melhoras, visto que Sport briga por acesso na segunda divisão e o Náutico é finalista na Série C, após ter conquistado acesso em jogo polêmico contra o Paysandu e passar pelo juventude (RS) na semifinais.
Já o Rio Grande do Norte enfrenta, talvez, o que sejam os anos mais duros da história do futebol local. As principais equipes do estado, América e ABC estarão na Série D em 2020. O alvirrubro tentará pela quarta vez o acesso a terceira divisão. O clube está junto ao alvinegro que foi rebaixado após a pífia campanha na Série C em 2019.
Além disso, o estado não contará com nenhum representante nas três principais divisões do País, já que o Globo (Série C) também caiu. Em 2020, Sergipe terá um representante na Série B após mais de duas décadas. O Confiança ascendeu a segunda divisão neste ano, junto ao Náutico e Sampaio Corrêa, que representará o Maranhão na competição e ainda terá a Imperatriz disputando a Série C.
Em contrapartida, o Piauí segue sem representantes nas Séries A, B e C. O Vitória (BA) tenta escapar do rebaixamento na segunda divisão. O Ferroviário disputará a terceirona, qud ainda contará com as presenças dos paraibanos Treze e Botafogo, além do baiano Jacuipense.