#Opinião: Miss Universo 2019 é negra, de cabelo curto e empoderada

A cerimônia ocorreu em Atlanta, nos Estados Unidos, neste domingo (8). A miss Brasil Júlia Horta, ficou no Top20 da competição

Getty Imagens/ Divulgação

A Miss África do Sul, Zozibini Tunzi foi coroada neste domingo (8), como a Miss Universo 2019. O fato de ter uma mulher negra, de cabelos curtos e empoderada recebendo a coroa da maior competição de beleza do mundo, revela que felizmente, as coisas estão evoluindo.

Em um concurso de grande visibilidade, que além de questões estéticas envolve também os fatores sociais e culturais dos mais diversos países, é fundamental que se mantenha a consciência por parte de todos os que compõe o evento, de que os tempos são outros.

Ainda é preciso muita evolução no que diz respeito as definições do que é bonito ou não, e manter o cuidado para não estereotipar a beleza, afinal, ela existe em sua pluralidade e deve ser respeitada por isso.

No entanto, não podemos deixar de reconhecer a representatividade que essa coroa traz para o mundo. Quantas crianças negras não ganharam confiança de ontem pra hoje, ao se sentirem representadas no momento da coroação? Quantas crianças passaram a reconhecer que são bonitas? Isso não tem preço.

Anúncios

A modelo sul-africana de 26 anos, mostrou a força, a competência, o carisma, a segurança e o discurso que uma miss deve ter. Além de ter se mostrado atenta para assuntos tão relevantes como o machismo, o preconceito e a homofobia, Zozibini traz um novo ar para o mundo da beleza, mostrando a sororidade entre as mulheres e dando esperanças a tantas jovens que possuem dificuldades para se aceitarem.  Esse deve ser o verdadeiro espirito e missão de uma Miss.

Getty Imagens/ Divulgação

“A sociedade foi programada durante muito tempo para que não ver a beleza de maneira negra”, Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019.

Getty Imagens/ Divulgação

“Essa noite uma porta foi aberta e eu não poderia estar mais grata de ser a pessoa que atravessou este caminho. Que todas as garotinhas que testemunharam esse momento acreditem para sempre no poder de seus sonhos e que elas possam ver seus rostos refletidos nos meus. Eu orgulhosamente apresento o meu nome Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019!”

Sigamos evoluindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s