Ceará e Fortaleza entram apenas na segunda fase

Será dada a largada do Campeonato Cearense 2020 neste domingo, 5. O certame contará com a participação de dez clubes, entre estreantes e os maiores vencedores do torneio.
A primeira fase será disputada por oito times. Atlético Cearense, Barbalha, Caucaia, Ferroviário, Floresta, Guarany de Sobral, Horizonte e Pacajus disputam seis vagas para a próxima etapa. Os dois piores serão rebaixados.
Na segunda fase, entram Ceará e Fortaleza junto aos demais classificados. Na fase do hexagonal, quatro avançam e disputam as semifinais e, posteriormente, a final. Agora, veja detalhes de cada equipe na competição:
Atlético Cearense

Nos últimos anos, o Atlético Cearense tem feito campanhas regulares no Campeonato Cearense. Em sua 13ª participações no certame, a melhor colocação do clube foi alcançada em 2016, quando ainda era conhecido como Uniclinic e foi vice-campeão, após perder a final para o Fortaleza.
Fundado em 7 de março de 1997 (22 anos), o time passou a usar as cores vermelho, preto e branco, após o atacante Ari arrendar o clube no final de 2017. A agremiação está na elite do cearense desde 2016, após ter alcançado o acesso e segunda colocação no ano anterior.
Na última temporada, a Águia da Precabura foi 5ª colocada. Em 2018, foi o terceiro melhor clube atrás apenas de Ceará e Fortaleza. O time será comandado pelo técnico Raimundo Vagner, o Raimundinho, e contará com 29 jogadores em seu grupo.
Melhor campanha: Vice-campeão (2016)
Mando de campo: Presidente Vargas (PV)
Última participação: 2019 (5° colocado)
Barbalha

Surpresa na última edição do Campeonato Cearense, em que foi campeão da primeira fase e conquistou vaga na Copa do Brasil deste ano, o Barbalha vai para o seu segundo consecutivo na Série A do estadual.
Fundado em 1° de janeiro de 2002, com as cores azul, vermelho e branco, sua primeira participação na elite do futebol alencarino foi em 2019. Logo, a equipe nunca levantou o título do certame. Este ano, a agremiação será comandada por Paulo Shardong e terá 32 jogadores a disposição.
Na temporada de 2020, a equipe fará sua segunda participação na Copa do Brasil, enfrentando o Operário (PR). O time já havia participado em 2014, mas foi eliminado na primeira fase pelo Cuiabá (MT).
Melhor campanha: 8° colocado (2019)
Mando de campo: Inaldão
Última participação: 2019 (8° colocado)
Caucaia

O Caucaia pode ser uma das novas revelações do Campeonato Cearense. Nas últimas temporadas o time vem se organizando, até que conquistou o acesso à elite do estadual no ano passado, pela primeira vez na história.
O clube foi campeão da segunda divisão com goleada de 3 a 0 sobre o Pacajus e conquistou o acesso inédito. Além disso, a Raposa metropolitana fará sua estreia em competições nacionais, a Copa do Brasil, em que enfrentará o São José (RS), atualmente na Série C do Brasileiro.
O clube que foi fundado em 16 de abril de 2004 e carrega as cores vermelho, preto e branco. Na temporada, será comandado por Marcinho Guerreiro e terá 28 jogadores a disposição.
Melhor campanha: estreante (2020)
Mando de campo: Raimundo de Oliveira (Raimundão)
Última participação: estreante (2020)
Ceará

O alvinegro é o maior vencedor do Campeonato Cearense com 45 títulos na bagagem. O último deles foi conquistado em 2018, quando o Ceará venceu os dois jogos da final contra o maior rival, o Fortaleza. Em 2020, o time faz sua estreia apenas na segunda fase.
Curiosamente, na última edição do certame, o Vovô recebeu o troco e perdeu o título para o Tricolor de Aço, sofrendo revés nos dois confrontos da final. Pelo terceiro ano consecutivo na Série A, algo inédito no futebol cearense, o time de porangabussu tenta apagar a instabilidade por qual passou no ano passado.
Apesar de permanecer na elite do futebol nacional, o clube fez campanha irregular no Brasileirão, foi eliminado na Copa do Nordeste diante do Náutico, à época na Série C, além de não ter conseguido repetir as boas campanhas na Copa do Brasil, caindo na terceira fase diante do Corinthians (SP).
Para a atual temporada, a diretoria alvinegra prevê um orçamento de mais de R$ 100 milhões, com uma parcela mais expressiva para o departamento de futebol do que foi investido nos anos anteriores.
O presidente Robinson de Castro concedeu coletiva em que assumiu os equívocos cometidos na temporada do ruim do time e prometeu mudanças. Depois disso, a agremiação anunciou Jorge Macedo como novo executivo e e Sergio Dimas como gerente de futebol.
Na montagem do grupo, o alvinegro já anunciou a contratação do lateral-direito Eduardo, o zagueiro Tiago Pagnussat, o atacante Rodrigão, além das renovações com Mateus Gonçalves e Ricardinho. O grupo será comandado por Argel Fucks.
Melhor campanha: Campeão (45 vezes)
Mando de campo: Arena Castelão
Última participação: 2019 (vice-campeão)
Ferroviário

Terceiro maior vencedor do Campeonato Cearense com nove títulos, o Ferroviário tenta quebrar jejum de 24 anos sem o título estadual. A melhor participação recente do time foi em 2017, quando desbancou o Fortaleza na semifinal e ficou com o vice-campeonato diante do Ceará.
O Tubarão da Barra da a largada no certame diante do Atlético Cearense, no estádio Elzir Cabral, a partir das 16 horas deste domingo, 4. Nos últimos dois anos, o peixe teve campanhas tímidas no Campeonato. Em 2018, foi eliminado na segunda fase na lanterna do hexagonal, tendo feito apenas dois pontos em cinco jogos. Em 2019, novamente não avançou na segunda parte do certame.
Apesar do insucesso no estadual, o time da Barra do Ceará tem conquistado resultados expressivos fora do estado. Há dois anos conquistou o inédito título do Campeonato Brasileiro Série D. No mesmo ano, fez campanha histórica na Copa do Brasil indo até a quarta fase, em que foi eliminado pelo Atlético (MG). Pelo caminho, o clube deixou Confiança, Sport e Vila Nova (GO).
Na temporada anterior, liderou boa parte da primeira fase da Série C, entretanto, no segundo turno da competição teve uma expressiva queda de rendimento e ficou de fora do mata-mata de classificação a segunda divisão.
Para a atual temporada, o Ferrão reformulou cerca de 90% do elenco, que será comandado por Zé Teodoro.
Melhor campanha: Campeão (9 vezes)
Mando de campo: Elzir Cabral
Última participação: 2019 (6° colocado)
Floresta

O Floresta Esporte Clube foi fundado em 1954, mas só participou de competições profissionais a partir de 2015, quando classificou-se em segundo lugar na terceira divisão do Campeonato Cearense.
Na trajetória, o verdão da vila acumula um título da Copa Fares Lopes em 2017 e uma Copa dos Campeões Cearenses, em 2018. Em 2020, o time comandado pelo treinador Luan Carlos irá competir pela série D Campeonato Brasileiro e espera repetir as boas atuações da carreira.
Para a atual temporada, a equipe contará com 26 jogadores. O jogo de estreia da temporada será neste domingo, 5, contra o time do Barbalha, às 16 horas, no estádio Inaldão.
Melhor campanha: 3° colocado (2019)
Mando de campo: Presidente Vargas (PV)
Última participação: 2019 (4° colocado)
Fortaleza

Por 42 duas vezes o Fortaleza levantou a taça de campeão cearense, sendo o segundo maior vencedor do torneio. A primeira delas em 1920 e a última em 2019, quando bateu o rival Ceará nos dois jogos da final.
LEIA MAIS | Contratações, renovações e especulações: veja o elenco do Fortaleza para 2020
Em uma crescente nos últimos anos, o Tricolor de Aço começa a caminhada em busca do bi na segunda fase do certame, como aconteceu no ano anterior.
O Leão do Pici vem de uma temporada histórica, que contou com o título estadual, a inédita taça da Copa do Nordeste, a manutenção na elite do futebol brasileiro, além de uma vaga em sua primeira competição internacional, a Sul-Americana, em que enfrentará o Independiente da Argentina. Os jogos acontecem em fevereiro.
Para 2020, o clube planeja repetir o sucesso de 2019, e prevê um orçamento de R$ 109 milhões, o maior de sua história centenária. Para a tual temporada, a agremiação renovou com o técnico Rogério Ceni, que comandará a equipe pela terceira temporada consecutiva.
Além do treinador, o Fortaleza estendeu o contrato do goleiro Felipe Alves e dos volantes Juninho e Derley. Agora, a torcida vive a vida expectativa do anúncio de novos reforços no Leão. Atualmente, o atacante David, do Cruzeiro (MG), e o meia Luiz Henrique, do Flamengo (RJ) são nomes que interessam a diretoria. Rossi, ex-Vasco (RJ) também foi sondado.
Melhor campanha: Campeão (42 vezes)
Mando de campo: Arena Castelão
Última participação: 2019 (Campeão)
Guarany de Sobral

Um dos representantes do interior no Campeonato, o Guarany de Sobral está na lista dos cearenses que disputarão competição nacional. A camisa composta por listras horizontais vermelhas e pretas, calção branco e meias listradas em vermelho e preto, levando consigo seu mascote, o Cacique do Vale, tem bastente história no futebol do estado.
Criado exatamente no dia 3 de julho de 1938, o time arrastou várias conquistas, sendo o primeiro entre as equipes interioranas a disputar o Campeonato Cearense. Em 1970, levou um turno do estadual, além departicipar de uma Competição Nacional (Taça de Prata em 1971 – Brasileirão Série B da época).
O Cacique também foi o pioneiro a conqusitar o título de uma competição nacional, o (Brasileirão Série D de 2010). O Guarany alcançou mais um ponto alto da sua história futebolística. Em 2002, conquistou o acesso à Série B, mas terminou a competição na 24ª colocação de 26 equipes que disputaram o certame e terminou rebaixado.
A última conquista marcante foi a Taça Fares Lopes, em 2015, em que Guarany venceu o seu rival-xará, o Guarani de Juazeiro, em uma virada por 2×1. Em 2017, Guarany participou da série D após a desistência do então Uniclinic.
Comandado por Washington Luís, o Cacique terá um grupo com 34 jogadores.
Melhor campanha: Vice-Campeão (2013)
Mando de campo: Junco
Última participação: 2019 (4° colocado)
Horizonte

Presença constante na Série A do Campeonato Cearense nos últimos anos, o Horizonte chega a sua 11ª participação no certame. O clube havia sido rebaixado em 2015, mas logo retornou e desde então tem permanecido.
O clube representa a cidade da qual carrega o nome, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Sua melhor colocação no certame foi nos anos de 2008 e 2012, quando alcançou o 3° lugar no geral.
Para a atual temporada, o time, que mandava seus jogos no estádio Domingão, terá como técnico Roberto Carlos e 28 jogadores a disposição.
Melhor campanha: 3° colocado (2008 e 2012)
Mando de campo: Presidente Vargas (PV)
Última participação: 2019 (7° colocado)
Pacajus

Com apenas dois anos de existência, o Pacajus também é marinheiro de primeira viagem na Série A do Campeonato Cearense. Fundado em 17 de junho de 2017, com as cores verde e amarelo, o clube ascendeu a elite do estadual após eliminar o Maranguape em 2018 nas semifinais do certame.
O clube tem sede no município o qual carrega o nome, a “Terra do Caju”, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Para a atual temporada, o time tem como técnico Júnior Cearense e 29 jogadores a disposição.
Melhor campanha: Estreante
Mando de campo: João Ronaldo
Última participação: Estreante
*As informações sobre o número de jogadores dos clubes é do Globo Esporte (GE)
Veja a tabela de estreia do Campeonato Cearense
Confronto | Data | Horário | Estádio
Horizonte x Guarany de Sobral | 05/01/2020 | 15h30min | João Ronaldo
Barbalha x Floresta | 05/01/2020 | 16 horas | Inaldão
Caucaia x Pacajus | 05/01/2020 | 16 horas | João Ronaldo
Ferroviário x Atlético Cearense | 05/01/2020 | 16 horas | Elzir Cabral