Macacão amarelo que deu vida a uma das séries mais famosas da Netflix: VIS A VIS

Vis a Vis é uma série de televisão criminal espanhola originalmente produzida pelo estúdio espanhol Globomedia e exibida entre 2015 e 2019 pelo canal Antena 3

(Foto: Reprodução/Netflix)

Com a participação das queridinhas atrizes mexicanas, Alba Flores, conhecida como a Naeróbi do sucesso da série La Casa de Papel, foi uma das responsáveis pelo sucesso da série Vis a Vis, como Saray Vargas. A narrativa que acontece desse dentro de um presídio feminino, mais precisamente em Cruz do Sul, com roupões femininos da cor amarela, deu a chance de várias atrizes  brilharem em seu papel. Na minha humilde opinião, cada atriz foi escolhida a dedo e fizerem valer a pena cada personagem confiado a cada uma delas.

Anúncios

A série que se inicia com a pobre Macarena Ferrero, que foi enganada pelo amor, um homem casado o qual ela esperava que deixasse tudo para ficar com ela, mas acabou deixando na prisão e foi condenada a sete anos de prisão. Uma jovem doce, inocente, amorosa, que foi obrigada a desconfigurar toda sua personalidade para sobreviver em um presido de segurança máxima. Dividindo o quarto com Anabel, a traficante de mulheres, Soledad, a mulher que botou fogo em seu marido vivo e Yolanda, que deixou um grande incentivo para Macarena se tornar uma das presas mais perigosas de todo país: dinheiro.

Anúncios

Macarena chegou sendo a mocinha de Cruz do Sul, não até a Zulema Zarir perceber que ela poderia ser uma ameaça para seu único objetivo: fugir da prisão. Ela era o terror daquela prisão, arrisco a dizer que ela dava medo até nos carcereiros e policiais de tão perigosa que era. Zulema ameaçava a carcereira Paloma, mãe de gêmeos, onde ela tinha como alvo da sua liberdade é onde vemos que ela não está ali para brincadeira. Mas o sentimento de raiva que nutrimos por ela nas primeiras temporadas chegou ao fim após chegar na 4º temporada. Mas vamos com calma, até lá ainda tem muita coisa.

Anúncios

A cachinhos se apaixona por Macarena e faz de tudo para protege-la, é ai que a Maca ganha mais uma rival: Saray  Vargas. Saray não é tão perigosa quanto Zulema, mas por ser tão próxima dela, acaba sendo cumplices dos perigos que Maca vive ali dentro. Apesar de tudo, nós sabemos que Saray só quer uma coisa: o amor eterno da Cachinhos, que leva o nome de Estefánia.

Cachinhos se envolvia com a Saray dentro do presídio, foi ela a forma de Saray descobrir o que era realmente o amor. Por medo da sua família, Saray sempre escondeu esse segredo, até Zulema falar na frente de toda sua família e ela ser duramente rejeitada.

Anúncios

A inocência da Macarena incomoda quem assiste, isso porque tudo de errado que acontece naquele lugar, ela leva culpa mesmo não sendo envolvida. Mas a família de Maca dá lugar a primeira temporada, onde vai em busca dos nove milhões de euros, que sua amiga Yolanda deixou enterrada após ser presa. Esse mesmo dinheiro que a polícia vem procurando durante anos, foi o responsável pela morte de muita gente. E é ai, onde a série dá lugar para uma das dramaturgias mais instigantes da série disponível na Netflix.

A presidente da Cruz do Norte, Miranda, não tem sossego um só dia, isso porque dentro do ambiente o qual ela comanda pode acontecer de tudo: mortes, suicídio, tráfico de mulheres, tráficos de drogas, violências sexuais e assassinatos. E porque não um romance? O carcereiro Fábio, com seu charmoso cabelo branco é casado com uma mulher que ficou cega após um episódio envolvendo ele. Ao se separar dela, ele começa a viver um romance com Macarena, que posso considerar um dos meus shipper mais flopados. O médico, Sandoval, responsável pelo sentimento de repudia daquela série. Casado, pai de três filhos promete regalias em troca de abuso sexuais e por muitas vezes sem consentimento das presas.

Anúncios

Quem assiste Vis a Vis, não tem sossego, se você parar para beber água, pode ser que você perca pontos cruciais para o decorrer da história, isso porque cada episódio acontece cenas fortes e de tirar o fôlego. Vis a Vis não é aquela série que pode te dá sono, então se você quer mesmo assistir, dedique alguns dias, pois ela é digna de ser maratonada.

O dinheiro leva a morte de vários personagens, inclusive pessoas importantes para a vida de Macarena, que perdeu toda a sua família. Zulema entrega seu verdadeiro amor, em troca da sua liberdade. E tudo isso teve suas consequências: mortes, perdas, dores, marcas e até mesmo uma nova amizade. A amizade mais imprevisível da série: Macarena Ferrero e Zulema Zahir.

Anúncios

A justiça que colocaram elas lá dentro, não acontecia dentro daquele presídio. As presas eram diariamente agredidas, maltradas e até mesmo abusadas sexualmente. O episódio em que a Cachinhos por punição é abusada pelo carcereiro Valbuena é de cortar o coração. Mas não parava por aí, o doutor e psiquiatra da Cruz do Sul, Sandoval já era conhecido pelas presas por conta das suas sujeiras. Ele usava Macarena pela sua fragilidade e indefesa. Saray foi mais uma das suas vítimas após ir para solitário, o qual foi abusada e agredida inconsciente, por consequência veio sua gravidez. A forma fria como Sandoval lhe dava com esses acontecimentos, deu uma punição de morte ao final da 4º temporada, onde cada presa teve a oportunidade golpeá-lo até a morte.

Macarena conseguiu levar todos os problemas para ela mesmo: desde as pessoas do presídio até os de fora. Roman, seu irmão, que no começo da série não dávamos nada para ele. Um cara calmo, medroso, rico e família foram de dá medo com seu novo visual bandido riquinho. Maca perdeu seus pais e com isso deu vida a uma nova personalidade: fria, destemida e agressiva.

Anúncios

O romance bastante conturbado e um digo até mesmo sem nexo, entre o policial Fábio e a detenta Maracena levantou alguns suspiros ao decorrer da primeira e segunda temporada, mas as demais deu lugar a agressão e decepção. Era difícil de entender bem o que o Fábio queria, até que no começo da 4º temporada ele a pede em casamento e já poderíamos velar o nosso shipper, ela nega e ele vai embora chorando.

Pelo fato de Macarena ter mudado totalmente sua personalidade, ela acabou apagando um pouco a Zulema, que no inicio era a verdadeira vilã da série. Arrisco dizer que é por conta disso que Macarena mais da metade da 4º temporada fica sem aparecer, após ser colocada viva dentro de uma máquina de lavar pelas chinesas. E foi aí que descobrimos que Zulema não é tão ruim assim, ela tira Macarena de dentro da máquina e cai aos prontos com medo dela ter morrido.

Anúncios

Apesar da falta que sentimentos dela, isso não foi motivo para 4º temporada esfriar. Zulema Zahir fez juz ao seu personagem e fez a temporada ficar bastante agitada: suas  tentativas  de  fugas frustadas, sua nova amizade com um ex carcereira que rendeu bastante violência dentro e fora do presídio, e a chegada da sua filha Fátima, que até hoje não temos certeza se foi suicídio ou ela foi jogada do helicóptero pelos policiais, nesse episódio vimos que sim, a Zulema tem coração.

Porque não se apegar a um personagem que só no final eles nos dão adeus? A Soli era como uma mãe das presas. Condenada a mais de 10 anos após pegar seu marido com outra na cama, e queimá-lo vivo, Soli nunca deixou de frisar que ela merecia estar ali, mas que não se arrependeu de matar seu ex marido, pois com frequência ele a violentava. Após fazer um transplante do coração, Soli ganhou um novo dono para ele. No dia do seu casamento, ele foi morto a tiros por vingança da Anabel que teve um fim merecido: não pela Soli que viu que não valia a pena matá-la, mas sim pela carcereira Altagracia que matou Anabel, que juntas, ela e Zulema era uma das presas mais perigosas do Cruz do Norte, mas foi morta pelo doutor Sandoval, em vingança após ela ter matado sua esposa.

Anúncios

Se você achou que a Tere era só mais um preenchimento de personagem do elenco, espera só para a 4º temporada. Tere mostra que por detrás do seu vício em cocaína, ela tem um grande amor que nunca foi esquecido. Seus anos naquela cadeia mostrou que ela é uma mulher forte e preparada para enfrentar os desafios que aparecem ali dentro. Isso porque Soli descobre que está com Alzheimer e pede para que Tere entenda sua decisão: de que ajudarem ela a morrer. Todo esse processo gerou comoção dentro e fora do presídio, quem não era apegada a Soli? A sua morte foi de deixar lágrimas rolarem durante o nosso rosto e com a certeza de uma coisa: ela era muito amada.

Ao final da série percebemos que os maiores problemas, dores, medo era o que elas tinham lá fora. Apesar de todo sofrimento que cada uma tinha lá dentro, elas conseguiam em meio a caos serem felizes. A amizade e a união daquelas mulheres em momentos difíceis mostram o quanto elas são fortes, sejam para enfrentar problemas sozinhas ou juntas. Em terra de VIS A VIS a frase ‘’mulher é sexo frágil’’ não tem vez, se você dúvida, te convido a assistir (apesar dos spoiler). As fotos da 5º temporada já foram divulgadas, mas na Netflix não terá a 5º temporada, isso porque os responsáveis pela série, um canal espanhol Antena 3, que também foi o canal que originalmente criou o fenômeno La Casa de Papel, não irá seguir mais o mesma linha da história. A série irá ter continuidade em um novo formato, apenas com as personagens Macarena e Zulema, chamada “Vis a Vis: El Oasis”.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s