Obsessão, tortura e assassinato | Você: mais uma série da Netflix que fez sucesso com o público

(Foto: Reprodução/Netflix)

Se você já viu a expressão ‘’lobo em pele de cordeiro’’ irá entender a história da série da Netflix, You, lançada 9 de setembro de 2018, atualmente com duas temporadas. Joe Goldberg, um cara simples, trabalhador, funcionário em uma livraria de uma pequena cidade, em Nova York, educado, tímido, discreto e apaixonado por livros. Mas a maior paixão de Joe tinha nome, aliás, nomes, mulheres impossíveis e com o fim marcado por Joe. Mas calma, até lá temos muita história pra contar. Preciso lembrar que tem spoiler? Se você não se importa, pode continuar.

O lado mal de uma livraria – 1º temporada

(Foto: Reprodução/Netflix)

A história toda acontece com cenas narradas pelo pensamento do Joe que te faz de fato acreditar que ele seria incapaz de fazer tudo aquilo, ou que realmente ele estava certo, até porque ele fazia tudo aquilo por amor. E o amor é lindo né? Não do Joe. A primeira vítima do seu relacionamento doentio foi Candance. Uma jovem talentosa, que caiu aos encantos de Joe, pela sua simpatia, bondade e pela forma como ele se dedicava ao seu relacionamento. Mas como toda máscara um dia cai, Joe não conseguiu sustentar seus ciúmes, desconfianças e Candace decidi romper qualquer tipo de contato antes que seja tarde demais.

Anúncios

Eis que chega a próxima vítima: Beck. Com seus cabelos loiros e olhos verdes, e Joe olha fixamente para ela e pensa: mais uma (brincadeira). Beck mora em uma rua de classe média, sua casa com janelas grandes e de vidro. Um lugar perfeito para Joe ativar seu modo espionagem com frequência. Seu boné e sua jaqueta era seu verdadeiro disfarce. Pelas redes sociais Joe conseguia ter acesso até a ficha criminal do seu futuro amor. E Joe descobre como conquistar Beck. Um relacionamento conturbado, amizades próximas e um sonho de escrever um livro.

De fato, Joe conseguia descobrir tudo pelas redes sociais de cada pessoa que ele resolvia seguir. Tudo que estava em seu caminho não era problema para Joe. Foi pra isso que ele criou uma jaula, sim, sua primeira jaula foi dentro da livraria o qual ele trabalhava toda de vidro, um espaço cubico suficiente para enlouquecer qualquer um. E você deve está se perguntando como alguém tem uma mente para fazer tudo isso, espera que daqui para o final explico tudo isso.

As pedras no caminho de Joe para ter o seu amor com exclusividade para ele, eram mortas, presas ou torturadas. Beck perdeu uma considerável pessoas de sua vida, e até então nunca desconfiou que tivesse sido a pessoa a qual ela se apaixonou e resolveu ter um romance árduo. Começou por Benji, o primeiro desafeto de Joe, um cara herdeiro de uma família riquíssima e um ser desprezível, inaugurando a sela de Joe, Benji não durou muito tempo até Joe se justificar que ele fazia mal a Beck e toda as pessoas que se envolvia.

(Foto: Reprodução/Netflix)

Logo após foi Peach, na primeira temporada, a melhor amiga de Beck, que segundo as espionagens de Joe, ela era um empecilho por desconfiar que existisse outro sentimento além de amizade. A morte de Peach particularmente foi a mais cruel, ele tentou por diversas vezes, inclusive passou dentro da sua própria casa. Pesadão. Só que Joe não é tão esperto quando nós e ele mesmo acreditamos: enquanto ele estava dentro da mansão de Peach vigiando Beck pelos cantos da casa, ele não consegue prender a urina e faz dentro de um pote, que é achado depois pela polícia dentro da casa. Mas Joe não foi preso por isso.

(Foto: Reprodução/Netflix)

Todas as vítimas de Joe tinha um motivo que para ele, era suficiente para não permanecer nesse mundo. Paco, seu melhor amigo do prédio o qual ele morava, sofria muito com seu padrasto que batia constantemente na mãe, Joe tinha um afeto por esse garoto. E pra quem assiste, em algumas questões de momentos pode parecer que toda a pessoa que Joe põe fim na vida, merece de alguma forma morrer.

A forma como Joe consegue envolver o telespectador e os personagens na sua linha de raciocínio é assustador. Ele consegue achar uma justificava para tudo que faz. Seja pelas suas perseguições, desconfianças e até mesmo os crimes que comete.

Mas quem acha que Joe já veio ao mundo dessa forma, é ai que se engana.

Sr. Mooney dono da livraria, patrão de Joe e, especialmente, seu mentor. Um sujeito que possui uma enorme devoção por livros, que enxerga nas obras clássicas o grande legado de conhecimento da humanidade. Seu desejo era que Joe partisse da mesma devoção que ele, então prendeu Joe dentro de uma jaula, a mesma que ele construiu, para que saísse dali da mesma forma como ele sempre quis que Joe fosse.

Joe era literalmente uma caixinha de segredos. Reservados e poucos amigos, as únicas pessoas que poderiam ter acesso a sua humilde casa era as pessoas que ele se relacionava.  Até que um dia Beck, assustada com tudo que vinha acontecendo em sua volta, Joe sempre deixava as migalhas de seus erros caírem pelo caminho, mas tinha que de fato achar que aquele rosto tão sereno era capaz de fazer tudo aquilo, e pasmem sozinho. Beck começou a desconfiar de seu namorado e achou uma caixa que tinha pertences íntimos dela, parte do corpo de pessoas, era bem assustadora. Foi ai que tudo começou, o verdadeiro terror de Beck tinha dado início quando ela resolveu enfrentar seu atual namorado.

Algo peculiar em todos os relacionamentos do jovem maluco Joe, é que ele não aceitava o fim de nenhum dos seus relacionamentos, era como se pra ele essa hipótese jamais fosse cogitada. Ainda mais da forma como elas o abordavam, usando frases como: “você é um louco”; “eu não te amo mais”.

(Foto: Reprodução/Netflix)

Beck foi enjaulada por dias por Joe, até tentou por vezes o enganar mais não obteve excito. Ele tinha a ideia que ali, dentro daquela jaula cubica de livros, debaixo da livraria o qual ele trabalhava, as pessoas poderiam mudar de ideia sobre ele. Mas não era muito bem isso que acontecia.

Beck tentou fugir da cela, ao chegar ao topo da escada ela viu um portão fechado, era sua única chance de fugir daquele mundo destruído que Joe a colocou. Paco, seu amigo, aquela criança tão ingênua, ignorou os gritos de socorro da Beck e fechou o portão.

Essa foi à forma de agradece-lo por ter mudado sua vida após matar seu padrasto.

Eis que chega o fim da primeira temporada: com a morte da Beck, a pessoa que dizia que mais amava e que faria de tudo por ela. Joe colocou culpa no psicólogo, Dr. Nick, o qual Beck havia tendo um caso após seu rompimento com Joe. Dr. Nick foi preso após os policiais encontrarem o corpo de Beck no quintal da sua casa, posto conscientemente por Joe, que queria se vingar-se do psicólogo. O livro da Beck foi vendido na livraria o qual Joe trabalhava contando sua história, que era o sonho em vida que se tornasse realidade. Joe do seu jeito conseguiu.

Anúncios

Quando você de fato achava que não tinha porque continuar essa história, se o amor da vida de Joe tinha morrido ali. Eis que aparece a aclamada Candice com sua frase que deixou Joe de pernas bambas: “nós precisamos conversar’”. Suficiente para deixar Joe com medo e nós ansiosos para uma segunda temporada. Particularmente é uma estratégica que as séries deixam no final de cada temporada, para que os telespectadores fiquem contados os dias para a próxima.

De Nova York para Los Angeles – 2º temporada

(Foto: Reprodução/Netflix)

Eis que chega a tão esperada segunda temporada. Joe está em Los Angeles uma cidade que visivelmente não combina com ele. Pessoas conectadas 24 horas no celular e as redes sociais é um ponto ato daquela cidade, logo ele que não pode ser descoberto. Isso tudo porque Candace prometeu vingança. A cena do Joe quebrando o celular no início do primeiro episódio mostra como de fato, nenhum homem pode com uma mulher determinada a o fazer pagar por tudo que ele fez com ela e com outras mulheres.

Como as cenas são narradas pelos pensamentos do Joe, ele consegue até nos envolver com sua imaginação doentia, em achar que de fato ele estava ali só para recomeçar uma nova vida. Um novo nome, nova cidade, novo endereço, novo endereço, nova identidade. Um apartamento com meninas modinhas e conectadas: Delilah a proprietária dos apartamentos e sua irmã mais nova Ellie.  

(Foto: Reprodução/Netflix)

Joe quis acreditar que realmente tinha mudado, ele queria começar do zero e não queria mais machucar ninguém.

Estrategicamente ele conseguiu um apartamento onde tinha a visão certa de uma casa espetacular. Um emprego em uma livraria/restaurante e uma mulher linda, fazendo as compras de uma forma peculiar. Joe conseguia decifrar as mulheres de uma forma assustadora porém inteligente, porque ele era e isso não podemos negar. Se você acreditou que isso tudo que aconteceu foi por um acaso, não se preocupe, também fui enganada.

A mudança de vida é apenas nas atitudes, porque os relacionamentos afetivos doentios não iriam mudar em nada. Da janela de seu apartamento ele conseguia ver amplamente a casa da  Love Quinn. Uma jovem bonita de olhos azuis, proprietária da livraria o qual ele escolheu justamente por causa dela  trabalhar. Tudo foi feito de forma minuciosa. Joe levou na bagagem a sua jaula e prendeu um rapaz, para poder ficar com seu nome. Com uma nova identidade Joe poderia deixar tudo para trás, fugir da Candace e investir no seu novo amor: Love. Mas não por muito tempo.

A série o tempo todo quis deixar sinais de algo que só vamos ver ao final. Por exemplo, a forma como a Love insistiu incansavelmente por Joe, sendo que nós esperávamos pelo contrário. Joe estava certo que iria fazer tudo diferente, e era por isso que ele esperava com calma as coisas acontecer entre ele e a Love.

O romance entre Love e Joe dá um passo importante: conhecer os pais da Love, que são problemáticos, ricos e distantes. É ai que aparece a aclamada Candace, ruiva, bonita e namorada do irmão da Love. Joe perdeu de fato todas suas estribeiras, como diz aqui no Ceará.

Anúncios

Nisso podemos dá o play na série: Joe esquece tudo que prometeu e começa a aumentar sua lista de assassinatos: o cantor famoso, que dopava garotas, como Delilah, e a pequena jovem  Ellie, mais uma garota para Joe proteger. O qual acidentalmente (de fato não era intenção matá-lo) morreu após cair da escada em uma briga com Joe dentro da sua casa. Na mente dele, era uma forma de salvar Ellie. Mas não parou só por ai.

Joe perdeu totalmente sua linha de raciocínio com a insistência da vingança de Candice e como ele havia perdido a segurança em tudo que ele havia fazendo até o momento.

Love rompe o romance com Joe após descobrir por Candace, que seu nome era mentira. Que ele a tentou matá-la e a enterrou viva, assim como matou Beck. Com isso, ela começa um novo relacionamento e ele também, com a dona do apartamento o qual ele morava: Delilah.

Esses novos romances deixaram os dois bastante enciumados e se você achava que Joe iria matar um deles é ai que você se engana, melhor, é ai que ela nos engana.

(Foto: Reprodução/Netflix)

A parte épica da série vai ser resumida em poucas linhas porque esse momento precisa ser assistido, ou ‘reassistido’ para que as emoções possam fluir melhor. Em meio à bagunça que a vida de Joe estava: com Candace atrás dele, fim do relacionamento, irmão da Love, bebidas, Delilah que descobriu onde ele escondia a sua jaula de vidro, ele passa pelo maior confusão da sua vida. Ao acordar dentro da jaula, com Delilah morta em cima de uma possa de sangue ao seu lado. Afinal, quem matou Delilah?

Nesse momento descobrimos que sim, existe a outra metade do Joe: Love também tem sua lista de assassinato e infelizmente nela está Candace. A intenção de Candace de salvar Love dos braços do Joe, não teve muito sucesso. Ao ela descobrir onde Joe escondia as pessoas, Love mata Candace. E Joe descobre o lado que jamais desconfiaria: um igual ao seu. Ciúmes, obsessão e assassinato.

O mais cômico dessa parte é Joe ouvindo tudo que Love tinha feito por ele com uma simples frase: “que porra é essa?”. O jogo virou não é mesmo. Love já sabia tudo sobre Joe e se apaixonou por ele porque se identificar com tudo que fazia. Mas é ai temos que uma diferença: Joe justificava suas maldades sempre com um motivo ‘justo’ por trás. Defesa, amor, acidente, etc. Love não, ela estava ciente em tudo que cometia.

Ao se ver com uma psicopata, Joe tenta matá-la, ao descobrir que ela estava grávida dele.

O irmão de Love tenta alertar sua irmã, após ir visitar o possível assassino de Beck, Dr. Nick, mas é morto pelo policial enquanto eles brigavam no restaurante com Joe e Love.

(Foto: Reprodução/Netflix)

Joe começa uma nova vida, e sustentando uma nova vida para Ellie.  Era como se os dois tivessem limpos diante um do outro, sem esconder nada. Tinha tudo para ser uma família feliz, começaram em uma casa nova, Love já estava com barrigão, até Joe insistir em tudo novamente: uma nova vizinha para chamar de sua.

Podemos duvidar de uma 3º temporada? É claro que não, o que sabemos é que será somente em 2020. Mas vale frisar que a série não é um romance como nos filmes, e sim relacionamentos que parecem serem perfeitos, mas são doentios e obsessivos. O personagem que interpreta Joe, ator Penn Badgley, deixa bem claro que não devemos romantizar Joe apesar dele ter tudo para ser um homem perfeito. Quando de fato ele não.

Não temos direito de decidir sobre a vida de ninguém e muito menos tomar decisões sobre o outro. Quando nos tornamos o par romântico de alguém, isso não significa que somos patrimônio daquela pessoa. A série You, lançada pela Netflix em 2018, serve como de alerta para esses tipos de relacionamentos que infelizmente, acontecem fora da televisão. Fiquem atentos, não romantize tortura, assassinatos e obsessão.

Anúncios

Um comentário

  1. Estou gostando bastante da primeira temporada. O que me deixa agoniado é saber que tem tantas pessoas romantizando o Joe e achando ele um cara perfeito para namorar!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s