TDAH – O que é e como tratar?

Imagem: Divulgação

O TDAH é uma condição neurocomportamental, popularmente conhecido como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, ou seja, é uma condição em que o paciente apresenta sintomas combinados de desatenção, impulsividade e hiperatividade.

O diagnóstico para essa condição tem sido cada vez mais comum. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, a prevalência do TDAH gira em torno de 3 a 5% da população do Brasil, atingindo homens, mulheres e crianças.

Existem alguns sintomas que podem se manifestar e alguns fatores em que os pais e responsáveis precisam ficar atentos, como explica a neuropsicóloga Liane Bastos. “Os sintomas do TDAH podem surgir ainda na primeira infância e variam desde a dificuldade de concentração em sala de aula, esquecimento das atividades diárias, agitação com mais facilidade, fala excessiva, dificuldade para ouvir e processar o que está sendo pedido e entre outros”, pontua.

Anúncios

Sendo uma condição e não uma doença, o TDAH não tem cura e o paciente diagnosticado precisa ser acompanhado por profissionais que estimulem o seu desenvolvimento. Entre os tipos de tratamento, Liane destaca o neurofeedback, método que consiste no treino das ondas cerebrais mediante a estímulos, atuando diretamente na causa.

“Através do neurofeedback, é possível treinar o cérebro desse paciente e observar onde ocorre, digamos, desequilíbrio das ondas, que são o pico dos sintomas. Com esse treinamento, temos a possibilidade de reverter o quadro, uma vez que o cérebro aprende uma nova forma de funcionar diante dos estímulos”, destaca.

Deixe um comentário