Fortaleza: conhecida como a “Terra da Luz” completa seus 294 anos

Capital cearense é o lugar ideal para quem procura história, diversão, praia e muito calor

(Foto: Mayara Inês)

Conhecida como a ‘Terra do Sol’, hoje celebra seus 294 anos muito bem vividos. A capital do Ceará contou com um crescimento durante todos os esses anos, de museus, praias, shoppings, parque ecológicos, tudo que engloba para ser uma das cidades mais atraentes para ‘turistar’.

Os fortalezenses raiz dizem que apesar da segurança da capital ser precária, não pensam em mudar de cidade. “Não troco minha cidade por nenhuma outra, foi aqui que nasci”, afirma a professora Marlúcia Brandão que nasceu no bairro, Farias Brito.

A capital já foi pódio de várias competições esportivas, como por exemplo, a Copa do Mundo em 2014, onde a cidade foi sede da partida entre  Grécia x Costa do Marfim, deixando assim o principal Estádio da cidade um local bem estruturado para receber novas competições. Outro ambiente que deu lugar a novas modalidades como vôlei e basquete, foi a  estrutura feita em 2014, chamado o Centro de Formação Olímpica do Nordeste conhecido por sua sigla CFO é um complexo esportivo brasileiro.

Anúncios
Espigão na praia de Iracema. (Foto: Divulgação)

A região praiana deixa até mesmo os ‘’nativos’’ maravilhado com a beleza singular que temos, as barracas que servem nossas comidas típicas é a cereja do bolo para fechar com chave de ouro o que é morar em uma cidade litorânea. A Praia de Iracema, por sua vez, um dos símbolos da capital cearense, foi batizada em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, musa do romance de José de Alencar. É o local perfeito para admirar o pôr do sol e conhecer outros pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses, aterro e espigões.

Segundo o site de viagem, Fortaleza está em primeiro no top 15 de cidades para conhecer no Nordeste. Além da praia, temos um parque aquático com várias atrações, o Beach Park o litoral do Nordeste do Brasil, na praia de Porto das Dunas, município de Aquiraz, a 27 quilômetros de Fortaleza, considerado o maior da América Latina e o preferido para curtir as férias. Cenário de muitas novelas, como a Malhação, famosos também tiveram seu momento de aventura no parque, como: Larissa Manoela, Caio Castro, Flávia Alessandra, Anitta, Tom Cavalcante, Tirulippa, entre outros.

Paróquia São José, Catedral Metropolitana. (Foto: Arquidiocese de Fortaleza)

A paladar é outra forma de torna inesquecível essa cidade, a famosa rapadura, tapioca, bolo mole, carne do sol, peixes, cuscuz nordestino, baião de dois, entre outros são de deixar qualquer um com água na boca. Um bom fortalezense, não dispensa esse cardápio no seu dia a dia.

Anúncios

A capital cearense também possui diversos atrativos culturais, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros e é um dos principais pontos turísticos do Ceará. O primeiro cinema que foi sede de vários momentos artísticos importantes, como o Cine São Luiz, localizado no coração de Fortaleza, a praça mais famosa, Praça do Ferreira, onde a cultura, o sotaque que só o fortalezense possui dá lugar a arte.

Cine Teatro São Luiz. (Foto: Divulgação)

Outra opção cultural é o famoso Theatro José de Alencar. Construído em 1910, o edifício homenageia o célebre escritor cearense e conta com uma biblioteca e uma galeria de arte, além de 800 lugares distribuídos em três andares de construção.

Apesar do cenário que encontramos hoje, uma cidade vazia pela pandemia que enfrentamos a cidade da luz continua resplandescente com o sol, esperando os moradores para voltar a ser uma cidade de alegria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s