Os integrantes podem pegar até um ano de prisão

Pelo menos 25 pessoas foram autuadas nesta quarta-feira, 20, por promoverem carreata contra o isolamento social, descumprindo decreto estadual de lockdown em Fortaleza. Os integrantes do movimento podem pegar até um ano de prisão e multa.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a ação infringe determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (a Covid-19) prevista no artigo 268, do Código Penal Brasileiro.
Veja vídeo
Por conta do avanço da pandemia de Coronavírus no Ceará, medidas como isolamento social, lockdown e fechamento de serviços considerados não essenciais foram aplicadas para impedir a propagação da doença.
A Polícia Militar (PMCE) conduziu as participantes da manifestação nos bairros Joaquim Távora, Dionísio Torres e Cocó para o 2º e 34º Distritos Policiais (DP), nos bairros Aldeota e Centro, para realização de procedimentos polícias.
Pela manhã desta quarta, manifestantes se concentraram nas avenidas Antônio Sales, Barão de Studart, Engenheiro Santana Júnior e Dom Luís, mas foram dispersados pela PM. Os agentes de segurança ainda investigam se ato contou com financiamento ou participação de mais pessoas, que futuramente podem ser responsabilizadas criminalmente.
A SSPDS ressaltou que a população pode denunciar condutas que desrespeitam o decreto de isolamento social, por meio do número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.