Roberto Cláudio diz que UTIs de Fortaleza não receberam paciente com Coronavírus no domingo

Prefeito apresentou uma seria de indicadores da doença que apresentaram redução

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Nenhum paciente com suspeita de Coronavírus foi internado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede municipal da saúde em Fortaleza. A informação foi anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) em nesta segunda-feira, 8.

Anúncios

“No último dia 5 de maio, chegamos a contabilizar 32 internações praticamente simultâneas. Neste domingo, houve zero demanda”, disse o pedetista durante a transmissão.

O político apresentou uma série de indicadores da doença que tiveram redução na Capital. A procura por atendimento em virtude de quadros gripais nos postos de saúde apresentou queda. Conforme Roberto Cláudio, na primeira semana de maio, 2.139 pessoas procuram uma unidade em apenas um dia. O número reduziu para 634 casos na última sexta-feira, 5.

Anúncios

O Gestor apresentou gráficos que revelam a dimensão do enfrentamento ao novo coronavírus realizado pelo Município em parceria com o Governo do Estado. “Estamos diante de dados favoráveis que demonstram certo alívio na pressão da assistência à saúde. Isso é produto de múltiplas ações integradas que geraram efeito positivo no enfrentamento a essa pandemia”, introduziu.

Confira a live completa

Também houve diminuição no número de ocupação de leitos nas enfermarias. Com procura de até  100 unidades em apenas 24 horas, no último fim de semana esse número caiu para  17 internações na sexta, 15 internações no sábado e 13 no domingo.

Anúncios

Estamos diante de dados favoráveis que demonstram certo alívio na pressão da assistência à saúde. Isso é produto de múltiplas ações integradas que geraram efeito positivo no enfrentamento a essa pandemia”, ressaltou o prefeito.

Fortaleza entrou na última segunda-feira, 8, na primeira fase do plano de retomada da economia.  Nesta etapa, o decreto de isolamento social permanece em vigor. Com isso, espaços públicos continuam com restrições de circulação. A Capital, conta com alguns comércios abertos, porém com regras de funcionamento de evitar aglomerações.

Anúncios

Os centros comerciais tem de operar com 30% da capacidade de clientes e 40% dos funcionários. Além disso, é obrigatório o cumprimento dos protocolos sanitários, como distanciamento, uso de álcool e máscara.

Plano de retomada da economia

No fim de maio o governador Camilo Santana (PT) anunciou plano de retomada da economia, com cinco fases, sendo uma transição. Cada etapa é avançada após critérios pré-estabelecidos serem cumpridos.

Anúncios

Os critérios foram detalhados da seguinte forma:

  • Transicão: endência decrescente da demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências.
  • Tendência decrescente de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento da Covid-19 no período de 14 dias
  • Tendência decrescente do número de internações relacionadas a Covid-19 no período de 14 dias.
  • Critério baseado no número de óbitos relacionados a Covid-19 no período de 14 dias.
  • Autoridade de saúde do estado irá arbitrar sobre as condições específicas de uma região e/ou município.

Após o cumprimento desses requisitos, alguns serviços voltam a funcionar. Confira abaixo os serviços por fase:

Anúncios
(Foto: Reprodução/Twitter)
(Foto: Reprodução/Twitter)
Anúncios
(Foto: Reprodução/Twitter)
(Foto: Reprodução/Twitter)
Anúncios
(Foto: Reprodução/Twitter)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s