Governador fez o comunicado nas redes sociais

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou neste sábado, 13 de junho, o a prorrogação do decreto de isolamento social no Estado por mais sete dias. Além disso, permanece em isolamento social rígido, o chamado lockdown quatro municípios: Sobral, Camocim, Acaraú e Itarema.
“No Cariri, região que também requer mais cuidados pelo avanço de casos, deverá haver maior rigor na fiscalização para evitar aglomerações”, informou o petista nas redes sociais. O uso de máscaras em todo território estadual continua.
Fortaleza, por sua vez, permanece na Primeira fase do plano de retomada da economia. A capital saiu da etapa de transição na semana anterior. A ação prevê a reabertura de alguns serviços de forma gradual, baseado em alguns critérios pré-estabelecidos.
As demais cidades, com exceção da Capital, que está na fase 1, e de municípios na Região Norte, onde opera o lockdown, permanecem no período de transição.
Plano de retomada da economia
No fim de maio o governador anunciou plano de retomada da economia, com cinco fases, sendo uma transição. Cada etapa é avançada após critérios pré-estabelecidos serem cumpridos.
Os critérios foram detalhados da seguinte forma:
- Transicão: endência decrescente da demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências.
- Tendência decrescente de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento da Covid-19 no período de 14 dias
- Tendência decrescente do número de internações relacionadas a Covid-19 no período de 14 dias.
- Critério baseado no número de óbitos relacionados a Covid-19 no período de 14 dias.
- Autoridade de saúde do estado irá arbitrar sobre as condições específicas de uma região e/ou município.
Após o cumprimento desses requisitos, alguns serviços voltam a funcionar. Confira abaixo os serviços por fase:




