Governador anunciou começo da segunda fase nas redes sociais

A segunda fase do plano de retomada da economia em Fortaleza começa nesta segunda-feira, 22. Com o início desta nova etapa alguns serviços começam a funcionar (veja na sequência). As novas regras foram anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT) n último fim de semana.
Veja os serviços que voltam a funcionar

A primeira etapa havia havia começado no dia 1° de junho. Além disso, o político prorrogou o decreto de isolamento social em todo Estado por mais sete dias. “Continuam restrições de circulação, mas haverá avanço nas fases do Plano de Retomada Econômica em algumas regiões onde houve redução dos números da Covid-19”, informou o petista nas redes sociais.
Nesta nova fase que inicia-se na Capital, será permitido, por exemplo, a abertura de restaurantes das 9 às 16 horas, seguindo protocolos sanitários.
Os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que estavam na fase de transição e que registraram queda nos indicadores do Coronavírus entram na Fase 1, anunciou o governador.
Camilo Santana apontou como exceção a cidade de a cidade de Sobral, que permanecerá em Isolamento rígido, o chamado lockdown. Juazeiro do Norte também adotará o protocolo por sete dias.
“Alerto que, mesmo onde houve melhora do cenário, a pandemia continua. Os riscos continuam. É preciso evitar aglomerações e só sair de casa quando necessário. E sempre usando máscara. O Governo do Estado continua trabalhando fortemente para, juntos, superarmos essa crise”, finalizou o petista.
Plano de retomada da economia
No fim de maio o governador anunciou plano de retomada da economia, com cinco fases, sendo uma transição. Cada etapa é avançada após critérios pré-estabelecidos serem cumpridos.
Os critérios foram detalhados da seguinte forma:
- Transicão: endência decrescente da demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências.
- Tendência decrescente de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento da Covid-19 no período de 14 dias
- Tendência decrescente do número de internações relacionadas a Covid-19 no período de 14 dias.
- Critério baseado no número de óbitos relacionados a Covid-19 no período de 14 dias.
- Autoridade de saúde do estado irá arbitrar sobre as condições específicas de uma região e/ou município.
Após o cumprimento desses requisitos, alguns serviços voltam a funcionar. Confira abaixo os serviços por fase:





Coronavírus no Ceará
Até a publicação desta matéria, o Estado já havia contabilizado 92.000 casos da covid-19. Além disso, 5.499 pessoas morreram em decorrência da doença e outras 67.203 estão curadas. As informações são de boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) por meio da plataforma Integra SUS.