Restaurantes registram cerca de 30% da capacidade de atendimento nos primeiros dias de retomada, aponta Abrasel

O presidente alerta que é importante seguir com as medidas, para não haver risco de um novo lockdown 

Imagem: Divulgação

Nestes primeiros dias de retomada das atividades nos restaurantes de Fortaleza (iniciada na segunda-feira, 22), a Abrasel no Ceará estima que a movimentação alcançou, em média, 30% da capacidade de atendimento dos estabelecimentos, abaixo do limite estipulado pelo protocolo do Governo do Estado, que permite até 50%. 

Anúncios

“Já esperávamos um retorno tímido, principalmente pelo fato de que ainda não é momento para almoços de lazer. A retomada dos restaurantes nesta fase se dá para atender àqueles que voltaram ao trabalho de forma presencial, e precisavam almoçar de forma segura”, afirma Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel. 

Trindade alerta ainda para a importância de continuar seguindo as exigências de forma rigorosa: “estamos muito felizes com o trabalho dos empresários do setor, que adotaram medidas rígidas para garantir que possamos dar um passo de cada vez, mas é importante reforçar a permanência destas ações, para que não aconteça no Ceará o mesmo que está havendo em estados do Sul e Sudeste, que após a flexibilização precisaram voltar ao lockdown. Seria uma morte violenta para a economia”.

Edna Mendonça, proprietária do restaurante Divina Comida, tem observado um fluxo crescente a cada dia. Na segunda-feira, o movimento foi bastante tímido, o que já mudou no segundo dia. “A gente percebe que as pessoas estão cautelosas, mas ao constatar que os restaurantes estão sendo rígidos nas medidas, voltam a frequentá-los”, avalia. 

Anúncios

Entre as medidas que estão sendo adotadas pelos restaurantes, estão: 

– Funcionamento para atendimento presencial em horário de almoço, das 11h às 16h, operando com 50% da capacidade de atendimento. 

– Talheres devem estar em quantidade para uso individual e devidamente lacrados

– Restaurantes são orientados a aferir a temperatura dos clientes que vão adentrar o estabelecimento com termômetro digital à distância segura, impedido a entrada daqueles que estiverem identificados com quadro febril (acima de 37,5ºC).

– Mesas deverão obrigatoriamente manter uma distância entre si de 2 metros.

– Será admitido apenas dois ocupantes por mesa. Se forem na mesma família, mais de 2 ocupantes estão permitidos.

– Garçons e atendentes devem utilizar máscaras de proteção, viseiras de proteção “Face Shields”.

– Nos sistemas de “Self-Service” e “Buffets”, além de ter as mãos higienizadas, o cliente deve receber luvas plásticas para manuseio dos utensílios, sendo descartadas ao final do trajeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s