Ao todo, sete cidades cearenses estão em isolamento rígido

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou neste sábado, 28 de junho, a renovação da quarentena por mais sete dias. Além disso, o político decretou isolamento social rígido em Iguatu, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Tianguá.
Sobral e Juazeiro do Norte continuam em lockdown. Estes locais apresentam aumento nos indicadores da covid-19 e por este motivo adotaram o sistema. “Recomendamos aos municípios vizinhos maiores restrições de circulação”, disse o petista em sua conta oficial do Twitter.
“Alerto aos cearenses que não podemos relaxar. A pandemia continua e é grave. Embora com a melhora dos números em regiões como a de Fortaleza, devemos estar muito atentos naquelas regiões onde os indicadores mais preocupam, como Norte e Cariri. Principalmente nesses locais estamos reforçando a rede de atendimento”, explicou Camilo Santana.
A Capital continua na segunda fase do plano de retomada da economia anunciado pelo governador. A macroregião permanece na etapa 1, enquanto os demais municípios ficam na Fase de Transição.
Camilo Santana apontou como exceção a cidade de a cidade de Sobral, que permanecerá em Isolamento rígido, o chamado lockdown. Juazeiro do Norte também adotará o protocolo por sete dias.
“Chegaram hoje mais trezentos respiradores, e a maior parte segue para reforço das unidades do interior. Serão importantíssimos nessa nossa luta para salvar vidas. E volto a reforçar: evite aglomerações. Só saia de casa se for necessário, e sempre usando máscara”, finalizou o petista.
Plano de retomada da economia
No fim de maio o governador anunciou plano de retomada da economia, com cinco fases, sendo uma transição. Cada etapa é avançada após critérios pré-estabelecidos serem cumpridos.
Os critérios foram detalhados da seguinte forma:
- Transicão: endência decrescente da demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências.
- Tendência decrescente de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento da Covid-19 no período de 14 dias
- Tendência decrescente do número de internações relacionadas a Covid-19 no período de 14 dias.
- Critério baseado no número de óbitos relacionados a Covid-19 no período de 14 dias.
- Autoridade de saúde do estado irá arbitrar sobre as condições específicas de uma região e/ou município.
Após o cumprimento desses requisitos, alguns serviços voltam a funcionar. Confira abaixo os serviços por fase:





Coronavírus no Ceará
Até a publicação desta matéria, o Estado já havia contabilizado 106.064 casos da covid-19. Além disso, 5.987 pessoas morreram em decorrência da doença e outras 81.973 estão curadas. As informações são de boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) por meio da plataforma Integra SUS.