Governador anunciou começo da terceira fase nas redes sociais

A terceira fase do plano de retomada da economia em Fortaleza começa nesta segunda-feira, 6. Com o início desta nova etapa alguns serviços começam a funcionar (veja na sequência). As novas regras foram anunciadas pelo governador Camilo Santana (PT) no último fim de semana.
Veja os serviços que voltam a funcionar

A primeira etapa havia havia começado no dia 1° de junho e segunda duas semana depois. Além disso, o político prorrogou o decreto de isolamento social em todo Estado por mais sete dias. “Temos conseguido avanços importantes nos indicadores em Fortaleza e na maioria das regiões, mas não podemos relaxar de forma nenhuma. Continuamos acompanhando os números com muito rigor e só avançaremos com responsabilidade, seguindo a orientação das nossas equipes de saúde. A pandemia continua. Ainda é grave. Só saia de casa se for necessário, e sempre usando máscara”, informou o petista nas redes sociais.
Nesta nova fase que inicia-se na Capital, será permitido, por exemplo, a abertura espaços públicos, como praias e calçadões, liberados para atividades físicas individuais, sem aglomeração. Entretanto, restaurantes continuam funcionando só durante o dia, enquanto bares e barracas de praia ainda não têm autorização para reabrir.
Os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que estavam na fase de transição e que registraram queda nos indicadores do Coronavírus entram na Fase 1, anunciou o governador.
Camilo Santana apontou como exceção a cidade de Sobral, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Juazeiro do Norte e Tianguá, que permanecem em isolamento social rígido, o chamado lockdown.
Os municípios da macrorregião da Capital entram etapa 2 do plano, as macrorregiões do Sertão Central, Litoral e Leste/Jaguaribe na fase, enquanto macrorregiões Norte e Cariri permanecem em transição.
Plano de retomada da economia
No fim de maio o governador anunciou plano de retomada da economia, com cinco fases, sendo uma transição. Cada etapa é avançada após critérios pré-estabelecidos serem cumpridos.
Os critérios foram detalhados da seguinte forma:
- Transicão: endência decrescente da demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências.
- Tendência decrescente de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento da Covid-19 no período de 14 dias
- Tendência decrescente do número de internações relacionadas a Covid-19 no período de 14 dias.
- Critério baseado no número de óbitos relacionados a Covid-19 no período de 14 dias.
- Autoridade de saúde do estado irá arbitrar sobre as condições específicas de uma região e/ou município.
Após o cumprimento desses requisitos, alguns serviços voltam a funcionar. Confira abaixo os serviços por fase:





Coronavírus no Ceará
Até a publicação desta matéria, o Estado já havia contabilizado 92.000 casos da covid-19. Além disso, 5.499 pessoas morreram em decorrência da doença e outras 67.203 estão curadas. As informações são de boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) por meio da plataforma Integra SUS.