Governador fez o comunicado nas redes sociais

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira, 17 de julho, o início da quarta fase do plano de retomada da economia na Capital. As novas regras entram em vigor a partir da segunda-feira, 20. Entretanto, algumas atividades previstas para volta nesta etapa seguem sem autorização para retorno.
Além disso, o político prorrogou o decreto de isolamento social em todo Estado por mais sete dias. “Continuarão sem autorização para funcionamento as escolas e universidades para aulas presenciais, academias, cinemas, bares e eventos. Essas atividades continuarão sendo avaliadas, uma a uma, para que sejam definidas na próxima semana as datas de abertura de cada segmento”, disse o petista nas redes sociais.
Segundo o governador, já estão sendo realizadas reuniões com responsáveis por estes setores, para que seja redefinido os protocolos de volta.
Os municípios da Macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 3 com o novo decreto. A Macrorregião Norte vai para etapa 1, enquanto as Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe permanecem na 1, sob a justificativa de “precaução” por conta dos indicadores, explicou o político.
Camilo Santana declarou ainda que permanecem em isolamento social rígido cinco cidades. São elas: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu. “Reforço que todas as decisões são tomadas com muito critério e responsabilidade, seguindo estudos e orientações das nossas equipes de saúde”, finalizou o governador.
Plano de retomada da economia
No fim de maio o governador anunciou plano de retomada da economia, com cinco fases, sendo uma transição. Cada etapa é avançada após critérios pré-estabelecidos serem cumpridos.
Os critérios foram detalhados da seguinte forma:
- Transicão: endência decrescente da demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências.
- Tendência decrescente de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas ao atendimento da Covid-19 no período de 14 dias
- Tendência decrescente do número de internações relacionadas a Covid-19 no período de 14 dias.
- Critério baseado no número de óbitos relacionados a Covid-19 no período de 14 dias.
- Autoridade de saúde do estado irá arbitrar sobre as condições específicas de uma região e/ou município.
Após o cumprimento desses requisitos, alguns serviços voltam a funcionar. Confira abaixo os serviços por fase:





Coronavírus no Ceará
Até a publicação desta matéria, o Estado já havia contabilizado 92.000 casos da covid-19. Além disso, 5.499 pessoas morreram em decorrência da doença e outras 67.203 estão curadas. As informações são de boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) por meio da plataforma Integra SUS.