No meio do deserto: o último adeus a série histórica Vis a Vis

A série está disponível na Netflix contendo cinco temporadas

(Foto: Reprodução/Netflix)

Uma série repleta de emoções que chegou ao fim de uma forma trágica e histórica. O processo de aceitação pelo fim da temporada de Vis a Vis já foi difícil, imagina se você assistir o último capítulo da quinta temporada, que é sobre isso que vamos falar aqui. Caso não tenha lido sobre as primeiras temporadas, escrevemos a resenha de todas elas aqui no blog Xafurdo & Leriado, então se não viu, corre para ler e volta para cá para receber mais spoilers. Sem mais delongas, vamos ao que de fato interessa.

Anúncios

Amor e ódio entre Macarena e Zulema

(Foto: Reprodução/Netflix)

Durante toda a série, Macarena e Zulema vive seu eterno dilema de quem encerra a vida da outra primeiro, uma amizade surpreendente e inusitada aparece no final da quarta temporada, dando um verdadeiro sentido no início da quinta temporada, quando a dupla criminosa aparece realizando vários assaltos por todo país e não é qualquer assalto, desde joalherias, cassinos e o líder um poderoso cartel no México.

Para fugir da polícia, elas decidem comprar uma casa para morar juntas com o dinheiro dos assaltos, um pouco diferente das casas que nós costumamos a ver por aí, mas é  melhor do que um presídio feminino cheio de assédios, confusões e drogas, elas passam a vida morando dentro de um trailler, isso mesmo, no meio do nada somente as duas vivendo juntinhas como se nada tivesse acontecido. Por ser presa pela primeira vez injustamente, Macarena aparece não se adaptar a vida do crime, diferente da Zulema onde o perigo corre em suas veias e depois de vários délitos decidi não participar mais de nenhuma dessas aventuras perigosas.

Anúncios

O Assalto


Mas Zulema aparece uma contraproposta: roubar uma tiara de diamantes avaliada em 20 milhões de euros,  da filha única, do Victor Ramala, líder um poderoso cartel mexicano, dentro da sua própria casa na festa de casamento arranjado. O assalto que tinha tudo para acabar bem, mas não foi bem assim. E é esse o ápice da série, onde aparecem novos personagens que formula uma nova gangue, onde elas armam todo o projeto para que cada uma fique com sua parte da joia roubada.

(Foto: Reprodução/Netflix)

Nossa querida Goya que já havia recebido liberdade, mas estava em um emprego pra lá de desconfortável, assim como Macarena que trabalhava em uma lavanderia e Zulema lavando carros que vivia das bondades dos seus clientes com gorjetas. Goya trabalhava em uma empresa que realiza festa de aniversários, mas ela não estava muito confortável com essa situação, porém vivia um grande amor com Triana, que era anos mais nova que ela e gostava de uma aventura.

Goya e Triana. (Foto: Reprodução/Netflix)

Com o convite irrecusável feito por Zulema e Macarena, elas e mais duas mulheres, a prima da noiva e ex companheira de prisão da Zulema, Mónica Ramala e a amiga do grupo de reabilitação da Maca, Flaca, as duas tinham histórico no crime, por isso toparam montar a equipe de mulheres mais temerosas daquela cidade.

Todos com histórico perfeito para realizar aquele assalto, elas entraram como equipe do buffet responsável pelo casamento. Tudo ia bem até a noiva, Katy Ramala ter feito seus próprios planos, fugindo com seu primo, Dieguito, seu grande amor que não era possível vivê-lo se eles continuassem vivendo ao lado do mafioso Ramala. Até que Zulema com sua grande rapidez, sequestrou a moça para que eles pudessem levar a coroa de diamante e fugir daquele local. 

(Foto: Reprodução/Netflix)
Anúncios

Hotel Óasis

(Foto: Reprodução/Netflix)

A amizade que reinava no começo da série entre as duas deu uma grande estremecida nesse crime por diversos erros cometidos: primeiro que a Zulema resolveu estender o momento com dancinhas, músicas e ironias que acabou com tiros deixando vários mortos no local e Flaca gravemente ferida após levar um tiro, de um capanga do chefe. O grupo teve que se dividir mas com apenas um destino: Hotel Óasis.

Zulema dona da série e independente resolveu fugir por contra própria e pediu uma carona com seu rosto amigável e confiável, para uma família que também iria se hospedar naquele hotel, três integrantes que iriam fazer mais uma história para a quinta temporada.

O local de hábitat e esconderijo, um ambiente próprio para que elas começassem a viver uma nova aventura, o Hotel Óasis, apesar de ser no meio de um deserto, estava repleto de hóspedes que complementam aquela situação. A dona do hotel, não era ninguém mais e ninguém menos, que a mãe do Doutor Sandoval, Ama, que estava atrás de vingança pela vida do seu filho que chegou ao fim dentro do presídio, após ser espancado até a morte pelas detentas. 

Macarena tenta salvar sua amiga que está ferida, enquanto Goya e sua nova namorada cuidam da noiva que foi sequestrada de última hora. Zulema aparece afastada do grupo após descobrir que Macarena entregou ela para a polícia em troca da sua liberdade. 

Anúncios

Outras histórias aparecem no meio da série, a jovem que deu carona juntamente com seus pais vive em um dilema que foi interpretado para relatar a realidade de vários adolescentes, um casamento destruído com farsas e um pai que assedia a filha ‘’discretamente’’. 

O pai da noiva está a todo custo em busca da sua preciosa filha, enquanto isso o Hotel vive diversas fases que ligam a uma só história. Há um local no hotel tão obscuro quanto cada história vivenciado em cada quartos, antes do Sandoval morrer ele havia feito um esconderijo dentro daquela localidade para espionar os hóspedes sem que eles pudessem ver dentro dos seus quartos. Era uma espécie de círculo, onde havia uma janela espelhada onde qualquer um que entrasse pudesse ver exatamente tudo o que acontecia.

Ama e Cepo. (Foto: Reprodução/Netflix)

E foi nesse lugar sómbrio, que Ama começou a vigiar Macarena, que foi entregue por Zulema para fazer vingança,  até que Maca descobriu o local, onde encontrou uma mala com seu macacão amarelo, que ela usava enquanto estava presa, com várias amostras de sangue, cabelos, que possivelmente teria sido deixado por Sandoval. O que parece é que toda aquela família tinha um espécie de amor doentio por Macarena.

Porém logo em seguida, ela foi amordaçada pela mãe e seu filho, o irmão do doutor que sofria de um síndrome, Cepo, que trabalhava no hotel,  mas na verdade era filho da Ama que vivia das ordens que eram dadas pela sua mãe.

Enquanto a mãe dele contava sobre o estrago que o amor não correspondido fez com ele, sim, o doutor era completamente apaixonado por Macarena, ela revelou que estava grávida. Ao contar sobre os estupros cometidos por Sandoval, principalmente sobre a gravidez da Saray no qual ela teve um filho, aterrorizada com que ouviu, Ama saiu do hotel e tirou sua própria vida no deserto.

Ama e Cepo. (Foto: Reprodução/Netflix)

A história envolve duas situações delicadas: Macarena revela que está grávida e para cuidar do seu bebê, resolve sair do mundo do crime. Já Zulema, enquanto estava presa descobre que tem um  tumor no cérebro recentemente diagnosticado. Devido a isso, gera vários confrontos entre as duas . Uma pretende fugir daquele lugar para viver uma nova vida e a outra decidir morrer no hotel, do que dentro de um hospital. 

O fim de uma dessas histórias está próximo quando Victor Ramala descobre para onde elas levaram sua filha, que ainda está viva, após Mónica pedir a Goya e Triana que não tirassem a vida dela e a mantivessem como sequestrada, para ganhar mais dinheiro, já que Zulema recusava entregar os diamantes. Com isso, Flaca por está gravemente ferida, foi até ao hospital juntamente com seu namorado e seu filho, mas foi pega e sequestrada pelo chefe de cortel e morta por não revelar detalhes do esconderijo. 

Anúncios

O desfecho da história está chegando ao fim, o esconderijo está prestes a ser descoberto após a segunda vez Macarena tentar fugir com o ônibus de excursão que chega com vários jovens de uma escola do México para passar uns dias. Mónica pede para fugir juntamente com ela, só que no meio do caminho o circo se fecha e Macarena e Mónica são pegas por Ramala e seus capangas. Mónica é morta dentro do ônibus queimada viva, por não se render ao seu tio.

Ramala e Macarena. (Foto: Reprodução/Netflix)

Macarena é sequestrada em troca da Katy, Zulema tem que escolher entre a amiga ou a filha do chefe, mas ela parece bem resistente quanto a isso. Zulema vive alucinações devido a sua doença, ela aparece como uma espécie de sombra vestida de macacão amarelo, que confronta o tempo todo suas atitudes do presente, o que a deixa bastante perturbada.

Dieguito. (Foto: Reprodução/Netflix)

Ela decide entregar Katy para o seu pai em um cenário de faroeste. No deserto, acontece o encontro tão esperado entre o pai e a filha. Mas Katy descobre por Zulema que seu grande amor, Dieguito, foi morto pelo seu pai ao descobrir que ele iria fugir com ela minutos antes de Katy ser entregue e ao ser confirmado por Ramala, ela atira em sua cabeça e morre na sua frente

Zulema conta para Macarena sobre sua doença. (Foto: Reprodução/Netflix)

O chefe culpa todo esse fim trágico as assaltantes que haviam destruído a sua família e envia vários homens para matar todas elas dentro do hotel. Mas o plano já estava sendo arquitetado junto com Cepo que descobriu que os homens viriam atrás delas. Ao entrar nos quartos onde possivelmente elas estariam, Goya, Zulema, Macarena e Triana, estavam fortemente armadas no esconderijo criado por Sandoval e matou todos os mandantes de Ramala. Com isso, elas conseguiram fugir através do cova mostrada por Cepo que foi criado durante uma guerra.

Anúncios

Macarena e Zulema conseguem fugir, mas Goya decide ficar para trás por não conseguir chegar até o fim do túnel, Triana resolve ficar com sua namorada e por conta disso, são pegas pela polícia. No final da série, elas aparecem prestando depoimentos juntas e realizando vários planos caso elas fiquem no mesmo presídio.

Fim

(Foto: Reprodução/Netflix)

Mas o fim de Macarena e Zulema foi interrompido drasticamente, o sonho que elas viveram juntas ao morarem dois anos dentro de um trailer não poderia mais dar continuidade, não só porque Maca queria viver uma nova vida, mas sim porque Zulema não poderia mais dar continuidade a sua.

Chegou o grande momento do seu coração ficar calejado diante de uma cena onde Zulema entrega sua vida em troca da Macarena, ela resolve despistar os capangas que estão as seguindo enquanto Maca foge em um helicóptero que estava às esperando, o amigo de Zulema. E com isso, ela entrega a sua vida e é morta no meio do deserto a tiros.

O Inspector Castillo aparece em um cemitério para verificar o corpo,a mais temida, perigosa e amada Zulema, que não precisava mais fugir dele, pois sua jornada havia chegado ao fim. Maca aparece tendo seu bebê.

Flashes de cenas aparece Zulema contando para Saray que no dia da sua morte ela não queria choro e sim música, e Saray aparece para prestigiar sua amiga e canta em cima do seu caixão. Agora entendemos porque é a última temporada de Vis a Vis.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s