Câncer de Mama: Diagnóstico tardio é maior em mulheres com menos de 40 anos

Lives abertas ao público orienta sobre a importância do autocuidado e tira dúvidas da população sobre a doença

Imagem: Divulgação

O câncer de mama é responsável pela maior taxa de mortalidade dentro os canceres ginecológicos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 os números registrados no país já ultrapassam a marca de 66 mil novos casos. Apesar de a incidência de diagnósticos ser prevalente em mulheres acima dos 50 anos, o número de diagnósticos tardios é ainda maior em mulheres com menos de 40 anos.

Dentre as causas que mais fazem as mulheres adiarem os exames básicos de detecção do câncer de mama, estão a dor, a ansiedade e o medo do diagnóstico, por isso a necessidade de intensificação das campanhas de Outubro Rosa incentivando o autocuidado como forma de prevenção, pois quanto mais cedo for a descoberta do tumor, mais chances há de sobrevivência e de ter menos sequelas da doença.

Anúncios

A radiologista Nara Pacheco, Doutora em Oncologia e com experiência internacional em Imagem da Mama pelo Hospital Johns Hopkins (EUA) dá dicas de como ajudar a reduzir as dores e os incômodos durante a mamografia: “Sugerimos que as pacientes realizem os exames na primeira fase do ciclo menstrual, antes da ovulação. Nesta época, devido à redução dos efeitos hormonais estimulantes, as mamas ficam menos sensíveis. Também é indicado que ela faça o exame sempre no mesmo lugar, além de ser mais prático para o médico fazer os exames comparativos, a paciente vai se familiarizando com o ambiente e com os profissionais, afinal, nós tememos mais o desconhecido”, afirma.

Como todos os outros tipos de câncer, não há formas de prevenção que funcionem 100%. No entanto, “conservar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, contribui para manter os hormônios estáveis, reduzindo o risco de desenvolvimento do câncer na glândula mamária para pelo menos 25%. Redução de peso em pacientes obesos também pode levar a uma diminuição de até 50% do risco de câncer de mama. Outras medidas cabíveis seria evitar ou parar com o consumo de bebidas alcoólicas e com tabagismo”, observa a Dra. Nara.

Na temática do autocuidado, o Emilio Ribas Medicina Diagnóstica, está com uma programação especial para o mês de outubro. Entre as ações de conscientização, está um webinar voltado para os profissionais da saúde e uma live no YouTube para o público tirar suas dúvidas, com especialistas em câncer de mama. Além de lançar uma campanha educativa para estimular que toda mulher assuma uma postura ativa e responsável perante a própria saúde.

Anúncios

Serviço: Campanha Outubro Rosa – Emilio Ribas

27/10/2020 – 18h
Prevenir ainda é a melhor escolha: Os benefícios do autocuidado
Dra Neyliane Onofre – Psicóloga e Especialista em Saúde da Mulher e Logoterapia, e a Dra Nara Pacheco – Médica radiologista, Doutora em Oncologia com experiência internacional em Imagem da Mama no Hospital Johns Hopkins (EUA).

29/10/2020 – 20h
Exames de imagem no rastreio e diagnóstico do câncer de mama
Dra Tomie Heldt Ochihara – Médica radiologista com foco em diagnóstico de câncer de mama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s