Em homenagem a Dandara, Ceará terá primeira rua com nome de uma travesti

Dandara, vítima de transfobia, foi brutalmente assassinada em 2017

(Foto: Reprodução)

Dandara dos Santos será homenageada com o nome de uma rua no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A localidade foi onde a travesti, vítima de transfobia, foi brutalmente assassinada em 15 de fevereiro de 2017.

Anúncios

Está será a primeira vez que uma homenagem do gênero ocorre no Ceará. O projeto (64/2019), de autoria do vereador Ronivaldo (PT), foi aprovado nesta quarta-feira, 9, pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), quase quatro anos após a morte da vítima.

Com isso, a rua do bairro Bom Jardim passará a denominar-se Dandara Ketteley, em referência a forma como ela gostava de ser chamada.

Anúncios

O crime

O assassinato de Dandara em 2017, por um grupo de 12 homens, repercutiu nacional e internacionalmente. O brutal crime contra a travesti foi gravado e divulgado nas redes sociais 16 dias após o ocorrido.

Ela foi espancada com chutes, socos, pauladas e pedradas enquanto pedia ajuda. Dandara ainda teve o corpo arrastado pela rua, quando os criminosos realizaram uma série de disparos de arma de fogo contra ela. Dos doze envolvidos, incluindo quatro adolescentes, apenas seis se tornaram réus pelo crime. 

Anúncios

O dia de sua morte foi instaurado no Ceará como o Dia Estadual de Combate à Transfobia. Aliado a isso, o nome de Dandara em uma rua torna-se ainda mais simbólico pelo quadro de violência contra pessoas trans no em território cearense.

De acordo com relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Estado é apontado como o segundo mais violento para trans e travessos no País. Se levado em consideração os dias 1º de janeiro e 31 de outubro de 2020, foram registrados 19 assassinatos de pessoas trans só no Ceará.

A unidade federativa fica atrás apenas de São Paulo, em que, no mesmo período, houve 21 registros de assassinatos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s