Estado passaria de três vagas na Série D e Copa do Nordeste

Os recentes resultados conquistados pelos clubes do Estado, a nível nacional, estão fazendo com que a Federação Cearense de Futebol (FCF) ultrapasse Pernambuco no ranking nacional de federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com a vitória por 2 a 1 do América (MG) sobre o Figueirense (SC) na Série B, a ultrapassagem deve se concretizar, conforme aponta projeção do feita pelo site perfil da redes sociais Futebol Maranhão (@FutMaranhao). A plataforma realiza cenários de como o ranking de clubes e federações da Confederação Brasileira de Futebol (FCF) deve ficar ao fim da temporada. Entretanto, como os campeonatos ainda estão em andamento, o algumas posições ainda podem sofrer alterações.
MAIS INFORMAÇÕES| Nos siga nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.
O cenário acontece da seguinte forma: uma das formas de a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) pertencer à frente da Federação Cearense de Futebol (FCF) era que o Náutico fosse vice-campeão da Série B. Após a vitória do coelho na competição, este resultado não pode ser alcançado.
Isso porque o clube mineiro alcançou 56 pontos. Com apenas 29 e restando apenas mais 27 pontos em disputa, o Timbú até poderia alcançar o adversário, mas perderia no número de vitórias, o primeiro critério de desempate. Isso, claro, levando em consideração que as outras agremiações não pontuariam.
Conforme a projeção do Futebol Maranhão, a FCF já dispõe de 20.494 pontos no ranking nacional de Federações da CBF, enquanto os pernambucanos podem chegar a apenas 20.419. Com o atual cenário dos times do estado, o Ceará passaria a ocupar a 8ª posição a nível nacional, ficando atrás apenas de de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Goiás (GO).
Atualmente o Ceará conta com o Alvinegro e o Fortaleza na Série A, Ferroviário garantido em mais um ano na Série C, enquanto o Floresta busca vaga de acesso na Quarta divisão.