Unimed Fortaleza antecipa reativação de hospital de campanha para atendimento a pacientes com Covid-19

Imagem: Divulgação

Diante do aumento progressivo do número de atendimentos relacionados à Covid-19 na rede própria e credenciada, a Unimed Fortaleza decidiu reativar o hospital de campanha para pacientes específicos da doença. A iniciativa já estava no planejamento da cooperativa com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimentos, caso fosse necessário, mas foi antecipada devido à aceleração das demandas por internação.

Nas últimas duas semanas, a quantidade de pacientes internados por Covid-19 subiu 69%, saltando de 221 no dia 1º de fevereiro para 373 pacientes nesta segunda-feira (15/02). Em leitos de UTI, o aumento foi ainda maior, chegando a 99%, passando de 76 para 151 pacientes com necessidade de cuidados intensivos nos hospitais da rede.

Anúncios

O hospital de campanha será montado no estacionamento do Hospital Unimed e contará com quatro alas e 45 leitos de internação no total. A montagem da estrutura começa nesta terça-feira (16/02) e entrará em funcionamento entre 10 e 15 dias. A estrutura contará com melhorias em relação à estrutura que foi montada no primeiro semestre do ano passado. O hospital poderá atender agora pacientes Covid-19 de média complexidade clínica e contará com espaço para acompanhantes durante o dia.

“No ano passado, internávamos pacientes de baixa, média e alta complexidade. Agora, devido aos aprendizados do tratamento ao longo do último ano, só estamos internando pacientes com média e alta complexidade. O hospital de campanha é uma iniciativa para aumentar a capacidade de internação de casos de média complexidade, aqueles que não precisam de cuidados intensivos”, reforça a diretora geral do Hospital Unimed, Dra. Fernanda Colares.

Outras iniciativas

Desde o início deste ano, quando os números de atendimentos e pacientes internados começou a subir em uma velocidade maior, a Unimed Fortaleza voltou a fazer adaptações na rede. A cooperativa vem observando o aumento dos números e se antecipando na tomada de decisões para atender seus clientes da melhor forma possível. Desde o mês passado estão suspensas as marcações de novas cirurgias eletivas, tanto no Hospital Unimed, quanto nas unidades credenciadas.

As alas de Emergência Comum e Emergência Síndrome Gripal do Hospital Unimed trocaram de lugar. Desde o último sábado (13/02), no lado esquerdo da Emergência, estão sendo atendidos pacientes com síndromes gripais e, no lado direito, os atendimentos estão sendo para traumas e casos gerais. A mudança foi realizada porque a Emergência Comum tem uma capacidade maior de atendimento do que a que estava destinada para pacientes com suspeita de Covid-19.

Anúncios

A partir desta terça-feira (16/02), os pacientes adultos em tratamento oncológico de imunobiológicos endovenosos, que realizavam os procedimentos no Hospital Unimed, passam a ser atendidos no Espaço Saúde Unimed (Av. Barão de Studart, 800), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em horário marcado. Os agendamentos podem ser feitos através dos números (85) 3209-4320 e 98761-3104.

Além das adequações nas estruturas, a Unimed Fortaleza vai realizar contratações temporárias para atender à demanda crescente no Hospital Unimed. Serão abertas, nesta terça-feira (16/02), 157 vagas, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares de transporte, para atuar no hospital de campanha e também nas unidades abertas (enfermarias) das alas Covid-19 do Hospital Unimed.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s