Pesquisa PoderData: Lula dispara e amplia vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno; Presidente não derrotaria ninguém

Pesquisa foi divulgada pelo Poder360

(Foto: Alan Santos)

O ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT) aparece como forte candidato a derrotar o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (sem partido). O Poder 360 divulgou nova rodada da pesquisa PoderData, em que o petista apresentou crescimento expressivo na simulação de segundo turno.

Anúncios

Conforme o levantamento, o petista aparece com 18 pontos de vantagem é ganharia por 52% contra 34% do atual presidente num eventual segundo turno. Lula cresceu 11 pontos percentuais, diante dos 41 que obteve realizado pelo veículo de comunicação há um mês. Bolsonaro, por outro lado, perdeu dois pontos, saindo de 36% para 34%.

LEIA MAIS | Acompanhe nosso trabalho nos seguindo nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

O levantamento também mostrou que o ex-deputado não vence o segundo turno com nenhum dos candidatos indicados na pesquisa, sendo o melhor resultado um empate técnico dentro da margem de erro. Contra Luciano Huck (sem partido), apresentador da Rede Globo, o cenário prevê derrota de 48% x 35%.

Anúncios

Em possível disputa com João Doria (PSDB), governador de São Paulo, o cenário seria de 38% x 37% para o presidente. O mesmo número se repete em uma disputa com o ex-juiz Sérgio Moro. Em um embate com o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ambos aparecem com 38%. Veja os números completos abaixo.

A pesquisa mostra a queda de Bolsonaro diante da administração do político no pior momento da pandemia de coronavírus no Brasil. Além disso, o presidente está prestes a enfrentar a CPI da Covid-19 que deve ser instalada.

Anúncios

Foram entrevistadas 3.500 pessoas espalhadas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

Efeito Lula

Lula aparece como favorito no cenário político para 2022, após ter seus direitos políticos restituídos com a anulação das condenações na Operação Lava-Jato, realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Anúncios

A decisão ocorre após o ministro Edson Fachin anular as condenações por declarar incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar os casos. O ex-presidente havia sido condenado em duas ações, por corrupção e lavagem de dinheiro, nos casos de Tríplex do Guarujá e do Sítio de Atibaia, ambos em São Paulo.

Na última quinta-feira, 15, maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por 8 votos a 3, manter a decisão, deixando o petista que apto a disputar a eleição presidencial em 2022.

Anúncios

Cenário no 1º turno das eleições 2022 segundo PoderData

A pesquisa PoderData também simulou o cenário de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2022. Lula manteve a primeira colocação com 34% pontos, seguido de Bolsonaro com 31%. Veja os números completos.

Veja o resultado a primeira pesquisa clicando aqui

Lula (PT): 34%
Bolsonaro (Sem partido): 31%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Luciano Huck (Sem partido): 6%
Amoêdo (Novo) 5%
João Dória (PSDB): 4%
Moro (Sem partido): 3%
Mandetta (MDB): 2%
Guilherme Boulos (Psol): –
Flávio Dino (PCdoB: –
Brancos e nulos: 7%
Não sabem ou não responderam: 2%

Anúncios

Veja todas as simulações de segundo turno abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s