STF determina que Governo Bolsonaro realize o Censo em 2021

Decisão é do Ministro Marco Aurélio

(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira, 28, que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  adote medidas para o que censo demográfico em 2021 seja realizado. As informações são do G1.

Anúncios

A decisão atendeu a um pedido do governo do Maranhão, encabeçado pelo governador Flávio Dino (PCdoB). O chefe do Executivo estadual alega que a falta de informações sobre a população do País podem ser prejudiciais as estatísticas do Brasil.

O Governo Federal havia informado na semana passada que Orçamento ficado para este ano não reservava recursos para o censo. Sendo assim, o programa não seria realizado em 2021.

Anúncios

Defiro a liminar, para determinar a adoção de medidas voltadas à realização do Censo, observados os parâmetros preconizados pelo IBGE, no âmbito da própria discricionariedade técnica”, disse o ministro do STF na decisão.

Conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a lei define que o Censo tem de ser realizado a cada 10 anos. Dessa forma, o programa deveria ter sido feito no ano passado. Entretanto, com a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19, a realização foi adiada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s