Governador anunciou novas regras na live desta sexta-feira, 7

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta sexta-feira, 7, a manutenção decreto de enfrentamento à Covid-19 no Estado. Com isso, a regras atuais serão mantidas e não haverá avanço na reabertura dos serviços.
“Embora o número de casos e óbitos siga em queda na maioria do Estado, a alta taxa de positividade mostra que a circulação do vírus ainda é preocupante”, explicou o petista em publicação nas redes sociais.
O decreto vale a partir da próxima segunda-feira, 10, até o dia 16 de maio. O governador recomendou que, nas regiões duas regiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, medidas mais restritivas por parte da administração dos municípios sejam adotadas para conter o avanço de casos da doença.
“Também recomendamos, principalmente nesse fim de semana de Dia das Mães, que se evitem reuniões familiares entre pessoas que não residam na mesma casa. O histórico mostra que em feriados anteriores, com mais confraternizações, houve o registro posterior de microssurtos”, disse.
Como funciona o decreto atual que foi renovado?
O chefe do Executivo estadual permite o comércio de rua e os restaurantes funcionando das 10 às 15 horas, e shoppings das 12 às 17 horas. Além disso, fica permitido a realização das atividades religiosas, com os mesmos percentuais de ocupação já anunciados nos decretos anteriores. Ou seja, templos religiosos podem operar com até 25% da capacidade de público presente nas celebrações.
As regras atuais de segunda a sexta permanecem as mesmas. O comércio de rua e restaurantes funcionam das 10 as 16 horas, quanto shoppings 12 as 18 horas. A única mudança é em relação a permissão do atendimento presencial para café-da-manhã a partir de 6 horas em padarias, supermercados e congêneres. O mesmo vale para os fins de semana.