
A Abrasel no Ceará afirma que restaurantes de Fortaleza estão recebendo a visita da Enel, para realizar o corte no fornecimento de energia em seus estabelecimentos, por atraso no pagamento. Parte deles tem solicitado prazo de 24 horas para a tentativa de renegociação da dívida, enquanto outros já não têm esta opção, e estão buscando empréstimos com familiares e amigos, para não precisarem fechar suas portas definitivamente.
É o caso do proprietário do Floresta Bar, Pedro Machado, que tem pedido socorro para conseguir pagar uma conta em atraso de R$ 20 mil. “Ou eu pago a conta ou não poderei continuar trabalhando para recuperar o prejuízo do último ano inteiro”, afirma.
Segundo o presidente da Abrasel, Taiene Righetto, outros vários restaurantes enfrentam a mesma situação, alguns que já estavam sem condições de abrir suas portas, e outros que têm se desdobrado para renegociar as dívidas ou mesmo recorrer a mais empréstimos.
O presidente afirma que a Abrasel tem buscado retorno do Governo do Estado, que no dia 04 de março anunciou medidas de apoio ao setor, dentre elas a isenção nas contas de luz, auxílio que ainda não foi efetivado até o momento.
“Esperamos uma definição rápida do governo em relação a este auxílio, pois se demorar já será muito tarde para várias empresas geradoras de emprego e renda no estado do Ceará”, afirma.