Dragão do Mar celebra Dia do Orgulho LGBTQIA+ a partir desta quarta-feira (23)

Ao longo dos próximos dias, o Centro de Arte e Cultura traz programações e promove ações simbólicas em prol do respeito e da visibilidade de pessoas da comunidade LGBTQIA+ nos seus canais de comunicação.

Sessão Circular Aonde Vão os Pés/Divulgação

Em alusão ao Dia do Orgulho LGBT+, comemorado no próximo dia 28 de junho, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) lança um ciclo programático protagonizado por artistas LGBTQIA+ e integrado por trabalhos que perpassam por temas que debatem questões de identidade de gênero e sexualidade. O Dragão compõe, junto aos seus pares da Rede de Equipamentos da Cultura do Ceará, a campanha coletiva #cearáédetodes, pensada para celebrar a data com ações em prol do respeito e da visibilidade de pessoas LGBTQIA+.

A iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto Dragão do Mar (IDM) se soma à campanha realizada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). As ações do Dragão serão exibidas no YouTube do complexo cultural (youtube.com/dragaodomarcentro). 

Anúncios

     Abrindo a programação do Dragão, na quarta, a partir das 12h, o Cinema do Dragão exibe mais uma edição do Sessão Circular, programa de difusão de curtas brasileiros. Com o tema “Desejo e memória em movimento”, o programa #2 apresentará, até o dia 7 de julho, cinco curtas-metragens de quatro estados brasileiros (Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco). Protagonizados por mulheres, os filmes abordam experiências de mulheres lésbicas, suas relações de amizade e de família: “Quinze”, de Maurílio Martins; “Aonde vão os pés”, de Débora Zanatta; “Rebu – a egolombra de uma sapatão quase arrependida”, de Mayara Santana; “Peixe”, de Yasmin Guimarães; e “À beira do planeta mainha soprou a gente”, de Bruna Barros e Bruna Castro.

     Ainda na quarta, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) exibirá, a partir das 17h, no YouTube do Dragão, “Via das Bonecas”, obra da professora e artista multilinguagem travesti Isadora Ravena que homenageia a memória de Keron Ravach, Pietra Valentina e outras crianças e adolescentes transvestigêneres, historicamente vitimades pela exclusão social e pela violência. O projeto audiovisual permanecerá disponível por apenas 24h.

     No dia 28 de junho, às 15h, no YouTube do Dragão (www.dragaodomar.org.br), as artistas Marília Oliveira, Luana Caiubi e Renata Monte realizam a live “FALA SAPATÃO – Orgulho e Amor como estratégias para existir”. No encontro virtual, as amigas transitarão entre o orgulho de existir como sapatonas, a alegria de celebrar o amor entre mulheres e pessoas não binárias, a afirmação da lesbianidade como política de existência e a ratificação de seus histórias, trajetórias profissionais, de seus espaços de atuação e modos de ser. A ação apresenta o “Fala, Sapatão!”, projeto que se propõe a ser um espaço de escuta, fala, grito, política e cultura para bissexuais e lésbicas, a partir do qual o trio potencializa as trocas e amplia conhecimentos acerca da lesbianidade, sua história e movimentos sociais, sua produção artística, seus entrecruzamentos entre raça e classe, saúde ginecológica, binarismo de gênero e mais. O bate-papo será acessível em Libras. 

     Além de programações, o CDMAC apresentará nos seus canais de comunicação ações simbólicas contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+, além de promover a visibilidade de artistas LGBTQIA+ que já passaram pelo Dragão ao longo do último ano. No próximo domingo (27), a partir das 17h, estará disponível uma playlist com estes conteúdos. Desde o dia 12 de junho, Dia dos Namorados, o Dragão já está com avatar estilizado nas cores da bandeira LGBTQIA+, uma forma de celebrar o amor e fazer coro pela liberdade de amar. Os Museus do Dragão também farão publicações alusivas ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ nos seus canais de comunicação (@mcc_dragaodomar e @macdragao).

Programação
Exibições no YouTube do Dragão

Via das Bonecas / Isadora Ravena/ Divulgação


23 de junho | Quarta-feira

12h – Cinema do Dragão exibe Sessão Circular #2 – Desejo e memória em movimento, com exibição dos curtas “Quinze”, de Maurílio Martins; “Aonde vão os pés”, de Débora Zanatta; “Rebu – a egolombra de uma sapatão quase arrependida”, de Mayara Santana; “Peixe”, de Yasmin Guimarães; e “À beira do planeta mainha soprou a gente”, de Bruna Barros e Bruna Castro.
Classificações etárias diversas


17h – MAC Dragão exibe “Via das Bonecas”, de Isadora Ravena
Classificação livre.

27 de junho | Domingo
17h – Playlist da Visibilidade LGBTQIA+ 
Classificações etárias diversas

28 de junho | Segunda-feira

15h – FALA SAPATÃO – Orgulho e Amor como estratégias para existir, live com Marília Oliveira, Luana Caiubi e Renata Monte
Classificação livre. Acessível em Libras.

Serviço: Programação do Dragão do Mar na Campanha #CearáédeTodes – Semana da Visibilidade LGBTQIA+
Período: de 23 a 28 de junho de 2021
Horários diversos
Exibição: canal do Dragão do Mar no YouTube (yoube.com/dragaodomarcentro)
Classificações etárias diversas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s