#LGBTQIA+: C&A Brasil e Instituto C&A, dão novos passos para promover inclusão e fomentar o empreendedorismo

Em parceria com CRIÁVEL, a varejista oferece uma trilha online de formação, desenvolvimento e aporte financeiro durante três meses

Imagem: Divulgação

A C&A Brasil e o Instituto C&A, braço social da varejista, lançam iniciativas e projetos em prol da diversidade, inclusão e fomento ao empreendedorismo. Dentre as novidades, está o lançamento do edital #TodesNaModa do Instituto C&A, voltado para a capacitação e o desenvolvimento de negócios de moda protagonizados por empreendedores da comunidade LGBTQIA+.

As inscrições serão abertas no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho) no próprio site do Instituto C&A (https://www.institutocea.org.br) e ficarão abertas até o dia 17 de julho com início das atividades em agosto. O edital é voltado para empreendedores LGBTQIAP+ de moda autoral nos segmentos de roupas, calçados e acessórios e que tiveram seus negócios impactados pela pandemia precisando criar novas estratégias para suas marcas. Outros critérios, como maturidade do negócio, qualidade do produto e diversidade do público empreendedor, também serão avaliados para a seleção dos participantes.

Anúncios

O #TodesNaModa promoverá uma trilha online de formação e desenvolvimento somando cerca de 30 horas de conteúdos focados em marketing digital, identidade e gestão da marca. Ao longo desse período, os empreendedores selecionados receberão o investimento no valor de R﹩ 4.000 como aporte aos negócios e ajuda de custos.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o CRIÁVEL, movimento de educação de Moda sustentável que, através de sua metodologia e conteúdos, já formou mais de 2 mil alunos, sempre visando reeducar a Moda rumo à máxima sustentabilidade possível. O CRIÁVEL terá o papel fundamental de conduzir e apoiar os empreendedores LGBTIQAP+ no desafio de reestruturarem a identidade e o posicionamento de suas marcas, bem como na definição de diretrizes estratégicas.

O processo será conduzido por Renata Abranchs do CRIÁVEL que, com mais de 20 anos de atuação em pesquisa e consultoria e mais de 80 marcas nacionais e internacionais como clientes, já soma 800 horas de palestras, workshops, aulas e treinamentos para toda a cadeia da moda e indústria criativa. Junto de Renata Abranchs estará Ana Cotta, consultora para construção estratégica de marcas, designer e educadora.

As marcas selecionadas também contarão com o acompanhamento e a expertise de colaboradores da C&A por meio do voluntariado corporativo – importante e tradicional pilar do Instituto C&A. Durante os encontros online do #TodesnaModa, os voluntários da C&A serão monitores e compartilharão suas experiências e conhecimentos, oferecendo suporte às atividades realizadas.

“O Instituto C&A entende que o empreendedorismo na moda é uma dentre as muitas possibilidades exploradas por profissionais LGBTQIAP+. Com a chegada da pandemia, nos preocupamos com o desenvolvimento destes empreendedores, sobretudo porque sabemos que a inclusão produtiva para este público é mais desafiadora. O #TodesNaModa é a nossa contribuição para tornar negócios de moda LGBTQIAP+ mais resilientes, somando na sua estruturação, adaptação à nova realidade do consumo e geração de renda.” explica Gustavo Narciso, Gerente Executivo do Instituto C&A.

Ainda para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, pela primeira vez o Instituto C&A se une como parceiro oficial da Marcha do Orgulho Trans – evento anual que chega a sua quarta edição com o objetivo de amplificar o debate LGBTQIAP+. O Instituto irá apoiar o Transtalk com o tema “Moda e Empreendedorismo Trans”, que acontece no dia 25 de junho, às 19h, e contará com as participações da empreendedora e coordenadora do Capacitrans RJ, Andréa Brazil, e com a cofundadora da loja virtual Translúdida, Fernanda Kawani. O talk será mediado por Pri Bertucci, Fundadore da Marcha do Orgulho Trans e do Instituto [SSEX BBOX], organização responsável pelo evento.

C&A Brasil lança Grupos de Afinidade LGBTQIAP+ por região do país

Para reforçar o seu compromisso com a inclusão e valorização da diversidade, neste mês a C&A Brasil lança o C&A Pride, grupo de afinidade da varejista. Formado por colaboradores de todas as regiões do país, que atuarão em conjunto para pensar em novas práticas, iniciativas e políticas internas frente à causa, o grupo também terá a missão de acompanhar o andamento das medidas e ações realizadas.

“Somos uma empresa inclusiva e que tem a diversidade como importante valor e compromisso para com os nossos clientes e os mais de 15 mil associados em todo o país. A pluralidade, portanto, faz parte do nosso jeito ´Muito Eu’ e, por isso, decidimos lançar Grupos de Afinidade LGBTQIAP+ onde a C&A está presente, contemplando colaboradores interessados de todos os estados do país, com culturas e histórias de vida diversas. Acreditamos que ouvir a todos, sem exceção, é o caminho para a construção conjunta de uma empresa ainda mais inclusiva”, diz Fernanda Campos, diretora de Pessoas & Inovação da C&A Brasil.

A médio prazo, a empresa estuda a criação de outros grupos de afinidades de acordo com a estratégia de inclusão e diversidade, bem como o estabelecimento de metas e compromissos.

Além dessas ações, desde 2018, a C&A conta com o apoio da TransEmpregos para a contratação de pessoas Trans.

Ainda para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, a C&A apresenta novas peças de sua tradicional coleção Pride, com modelos de moletons e camisas nas cores da bandeira do movimento em seu e-commerce, via site e aplicativo, e em lojas físicas selecionadas.

Anúncios

Sobre a C&A

A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera mais de 300 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e off line dos seus clientes.

Com cerca de 15 mil colaboradores em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças, além da sua linha de fashiontronics, que conta com uma ampla variedade de celulares, smartphones e relógios e o Galeria C&A, marketplace que comercializa itens de decoração, pet, joias, entre outros segmentos. A empresa tem práticas de ESG (Governança, Ambiental e Social) intrínsecas ao negócio, sendo uma das empresas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente por boas práticas sustentáveis em prol de uma moda com impacto positivo. Já no aspecto social, por meio do seu braço filantrópico, o Instituto C&A, a varejista atua no fortalecimento de comunidades por intermédio da moda, no voluntariado corporativo, no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social e ajudas humanitárias. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em saladeimprensa.cea.com .br , sobre as práticas de ESG em sustentabilidade.cea.com .br e sobre o trabalho do Instituto C&A em institutocea.org.br

Acompanhe a C&A:
Sala de Imprensa: https://saladeimprensa.cea.com.br/
Site: https://www.cea.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ceaBrasil/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/c&a_brasil/
Instagram: cea_brasil
YouTube: https://www.youtube.com/cea

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A – braço social da C&A Brasil – atua no fortalecimento de comunidades por meio da moda no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo dos grupos sociais que lutam para afirmar seus direitos (populações periféricas, LGBTQIA+, mulheres negras, migrantes e refugiados, entre outros). A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais no país. Com 30 anos de história o instituto tem como principal objetivo promover impacto social nas comunidades no entorno das lojas, centros de distribuições e escritório central em todo território brasileiro. Saiba mais em: https://www.institutocea.org.br/.

Acompanhe o Instituto C&A:
Instagram: https://www.instagram.com/instituto_cea

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/instituto-c&a/

Facebook: https://www.facebook.com/Instituto.cea.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s