Camilo Santana mantém imunização após Governo Bolsonaro tirar adolescentes da lista de vacinação contra a Covid-19

Governo retira adolescentes sem comodidades da lista

Reprodução/Twitter

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), manteve a imunização de pessoas entre 12 e 17 anos. O petista fez o anúncio após o Ministério da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retirar adolescentes sem comorbidades da lista de vacinação contra a Covid-19.

Anúncios

“Informo aos cearenses que, por decisão da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE), que reúne gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e das secretarias municipais, a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos está mantida em todo o Estado” anunciou o político nas redes sociais. 

Até a publicação desta matéria, 196.835 pessoas dessa faixa etária haviam sido imunizadas no Ceará.

Anúncios

O recuo do governo Bolsonaro veio uma nota informativa divulgada pelo Ministério da Saúde (MS) na quarta-feira, 15, em que voltava atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A orientação é que não seja feita a vacinação deste grupo, que deve ficar restrita a três perfis específicos:

Anúncios
  • adolescentes com deficiência permanente,
  • adolescentes com comorbidades,
  • e adolescentes que estejam privados de liberdade.

O comunicado publicado contraria outro divulgado pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15.

Anúncios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu comunicado em que diz não ver razão para mudar as condições aprovadas pelo órgão para a vacina da Pfizer/BioNTech para este grupo.

“Com os dados disponíveis até o momento, não existem evidências que subsidiem ou demandem alterações da bula aprovada, destacadamente, quanto à indicação de uso da vacina da Pfizer na população entre 12 e 17 anos”, disse a instituição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s