Com falta de imunizante nos estados, ministro da Saúde diz que há “excesso de vacinas” no Brasil

Ao menos seis estados estão atrasados

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apesar de haver falta de imunizantes em alguns estados do Brasil, o ministro da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Marcelo Queiroga, afirmou que o País tem “excesso de vacinas”.

Anúncios

“Há excesso de vacina na realidade, o Brasil já distribuiu 260 milhões de doses, 210 milhões já aplicadas”, afirmou no Aeroporto Internacional de Guarulhos. “Precisa acabar com essas narrativas de falta de vacina, isso não é procedente”, completou.

São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Norte foram algumas das unidades federativas que relataram dificuldades para completar o ciclo vacinal com imunizantes da AstraZeneca.

Anúncios

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já havia anunciado que o fornecimento das vacinas estava suspenso por falta de insumos para a fabricação. 

Queiroga, no entanto, minimizou a interrupção temporária. “Não tem problema de AstraZeneca nenhum. Eventualmente, pode haver algum retardo”. Ele disse que caso aconteça “eventual carência” do imunizante para a 2ª aplicação, os estados podem utilizar a Pfizer. A medida já vem sendo adotada em alguns municípios, a exemplo, a capital de São Paulo.

Anúncios

A ação, entretanto, foi alvo de críticas do ministro. “Se porventura a AstraZeneca, por contas operacionais, faltar eventualmente, se usa a intercambialidade. Mas o critério não pode ser faltou um dia já troca senão a gente não consegue avançar”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s