5 dicas essenciais para manter a produtividade trabalhando em casa

Para se manter produtivo, é fundamental ter organização, foco e disciplina

Imagem: Divulgação/iStock

Várias pesquisas ao redor do mundo demonstram que o trabalho remoto veio para ficar. Ele apresenta várias comodidades que impactam diretamente na produtividade e no desempenho do profissional, já que, dentre outras coisas, trabalhando de casa, as pessoas têm mais liberdade de gerir o próprio tempo, controlar o ambiente de trabalho, decidir os momentos de pausa e descanso, etc.

No entanto, toda essa comodidade exige foco, organização e disciplina. É por isso que preparamos algumas dicas essenciais para você manter a sua produtividade trabalhando em casa.

Anúncios

1. Ter disciplina: estabeleça o seu horário de trabalho e tente manter o mesmo ritmo todos os dias. Isso vai lhe ajudar a criar uma rotina e a ser mais ágil na conclusão de suas tarefas. 

2. Ambiente adequado: escolha um local reservado para trabalhar em casa. Um lugar silencioso, onde você possa se concentrar apenas nas suas atividades laborais, e que disponha dos equipamentos e materiais necessários para a realização do seu trabalho. Um ambiente apropriado impacta diretamente na qualidade das tarefas realizadas.

3. Faça uma lista de tarefas: pode ser uma planilha no computador, um checklist no celular ou anotações na agenda. Faça uma lista das atividades que precisam ser cumpridas no dia. Inicie pelas tarefas mais ágeis e fáceis, pois elas lhe ajudarão a ganhar ritmo para realizar as tarefas mais importantes.

4. Faça pausas: é importante fazer pausas durante o trabalho remoto. Faça pequenos intervalos de cinco minutos a cada 25 trabalhados, ou de dez minutos a cada 50 trabalhados. Mas você também pode estabelecer o seu próprio ritmo. Aproveite esses momentos para se hidratar, alongar ou meditar. No entanto, não faça pausas muito longas e tente evitar atividades que distraiam, como acessar redes sociais ou assistir à televisão. Elas quebram a concentração.

5. Utilize a tecnologia a seu favor: existem vários aplicativos e sites que ajudam as pessoas a serem mais produtivas, sozinhas ou trabalhando em equipe. Vá além do que é estabelecido e se aperfeiçoe. Atualmente, existem vários cursos que são realizados de forma remota, e podem ser conciliados com o trabalho. Você pode fazer cursos livres, especializações ou mesmo uma nova graduação, como o curso de Teologia EAD, marketing, entre outros cursos que ajudam a expandir a percepção em diversas áreas de atuação. 

Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é que você pode conciliar trabalho, estudo e lazer, sem que um interfira totalmente no outro. Mas lembre-se: para se manter produtivo, é fundamental que você tenha organização, foco e, principalmente, disciplina na realização das atividades. Esperamos que essas dicas lhe ajudem no seu dia a dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s