Em clima de São João, Supermercado Guará ensina receitas tradicionais com milho para fazer em casa

Imagem: Divulgação

As festas de São João estão a todo vapor desde o início de junho. Nesse tempo de comemorações populares, sobretudo no Nordeste brasileiro, além das tradicionais quadrilhas juninas, as comidas típicas dão um sabor especial à festa. Para aqueles que gostam de levar o clima de São João para dentro de casa, o Supermercado Guará selecionou algumas receitas tradicionais feitas com milho para curtir os festejos em família.

Anúncios

Canjica

Ingredientes:

1 xícara chá de amendoim salgado

1 colher de sopa de Aroma Fleischmann Baunilha

2 xícaras de chá de milho para canjica

1 litro de água

3 xícaras chá de leite

1 lata de leite condensado

Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Deixe o milho de molho por 3 horas, escorra a água e coloque em uma panela grande ou panela de pressão. Junte 1 litro de água e deixe cozinhar até amolecer o milho. Destampe a panela e misture o leite, o leite condensado e o Aroma Baunilha Dr. Oetker. Triture o amendoim salgado em um processador de alimentos ou liquidificador e junte à canjica. Adicione a canela em pó a gosto e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo sempre. Sirva quente ou gelado.

Pamonha

Ingredientes:

5 espigas de milho com palha

¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado

1 xícara (chá) de açúcar

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Anúncios

Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Logo após, mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água da panela e encha novamente, depois leve-a ao fogo para ferver. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca. 

Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido, logo após descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme. 

Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Para finalizar, retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.

Anúncios

Bolo de Milho

Ingredientes:

4 espigas de milho-verde

Meia xícara (chá) de água

Meia xícara (chá) de óleo

1 lata ou caixa de leite condensado 395g

3 ovos

1 ou meia xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Meia colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo. Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e retorne o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o leite condensado e os ovos e bata bem. Em um recipiente, despeje essa mistura, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem. Despeje a massa em uma forma redonda de furo central (20 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo. Espere amornar, desenforme, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

Anúncios

Creme de Milho

Ingredientes:

1 lata de milho-verde em conserva, escorrido

3 colheres (sopa) de água

1 colher (sopa) de creme vegetal

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Meia xícara (chá) de água

Meia colher (chá) de sal

1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite

1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata metade da lata de milho com a água. Em uma panela, aqueça o creme vegetal e doure a farinha de trigo, mexendo sempre. Quando adquirir a consistência de massa, coloque a água e misture vigorosamente. Misture o milho batido, o sal e o milho restante. Aqueça e junte o NESTLÉ Creme de Leite e a salsa. Desligue e sirva.

Sobre o Guará

Inaugurado em 2007, a rede de supermercados Guará conta com espaços físicos, sendo nove unidades em Fortaleza e uma no Eusébio, além disso, o aplicativo Guará garante o alcance da rede em mais de 80 bairros da capital cearense. A plataforma digital possibilita ao cliente uma nova experiência em compras com o programa de descontos Sou + Guará, com ofertas personalizadas e descontos exclusivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s