Pós-graduação ou MBA? Entenda a diferença entre as duas formas de especialização

Imagem: Divulgação

A procura por uma especialização tem sido crescente, sobretudo nos últimos quatro anos – em pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp, entidade representante das mantenedoras de ensino superior do Brasil, mostra que o número de profissionais matriculados em cursos de especialização e MBA subiu 72% neste período. No entanto, uma dúvida é recorrente entre aqueles que saem da graduação e desejam cursar uma especialização: a diferença entre a pós-graduação e o MBA. Marta Brandão, analista de Carreiras do Centro Universitário Fametro (Unifametro), explica as características das duas modalidades.

Segundo Martha, o termo pós-graduação é mais geral, e refere-se, como o próprio nome sugere, a todos os cursos que são realizados após o término de um curso de graduação. “A Pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e MBA. Os cursos de especialização são excelentes para os profissionais que querem aprofundar e expandir os seus conhecimentos e habilidades em uma área de atuação específica. A especialização é um dos principais tipos de pós-graduação”, explica.

Anúncios

Já o MBA tem o mesmo sentido da especialização, mas inclui cursos mais voltados para a área gerencial e/ou administrativa. “É uma pós-graduação ideal para profissionais que atuam no mundo corporativo e pretendem ocupar cargos de liderança e/ou para empreendedores”.

Marta também esclarece que a maioria dos cursos de pós-graduação não têm como pré-requisito a necessidade do curso estar relacionado com a área de formação do profissional. Portanto, segundo a especialista, a especialização e MBA podem ser uma ótima opção para quem deseja mudar de carreira.

Além de enriquecer o currículo e aumentar as suas chances de conquistar maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho, os cursos de pós-graduação possibilitam a ampliação e aprofundamento de conhecimentos, além de ser o ambiente ideal para ampliar o networking, segundo a especialista. “As trocas de experiências e vivências na sala de aula, as atividades extracurriculares e os eventos acadêmicos são oportunidades muito enriquecedoras e favoráveis para se conectar com outras pessoas. A partir dessas experiências, podem surgir indicações, dicas, ideias e parcerias importantes para a carreira”, finaliza.

Anúncios

Sobre os cursos de Pós-graduação da Unifametro

Eleito o segundo melhor centro universitário entre as instituições particulares do Ceará, a Unifametro conta com mais de 50 cursos de Pós-graduação nas áreas do Direito, Gestão e Negócios, Tecnologia, Saúde, Odontologia, Gastronomia, Estética e Educação, com professores alinhados com o mercado de trabalho.

Além do campus de Fortaleza, a instituição também está presente em Maracanaú e Cascavel – uma estrutura completa, com 6 núcleos de atividades e mais de 50 laboratórios. Para mais informações sobre o vestibular, inscrições e financiamento sem juros, consulte o site seja.unifametro.edu.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s