Dia do Profissional de Educação Física: a importância da atividade física na terceira idade

Alunos da Universidade sem Fronteiras, que são maioria 50+, se beneficiam diariamente de aulas que promovem bem-estar e qualidade de vida.

Imagem: Divulgação

O exercício físico para idosos pode fazer a diferença quando falamos em qualidade de vida e autonomia da pessoa idosa. Essa prática está associada à longevidade, como também na prevenção de doenças crônicas cardiovasculares, prevenção de quedas e autonomia para tarefas do dia a dia.

Por esta razão, a prática do exercício físico regular na terceira idade torna-se fundamental, proporcionando múltiplos efeitos benéficos a nível neuromuscular, metabólico, psicológico e cognitivo, que além de servir na prevenção e tratamento das doenças próprias desta idade, melhora significativamente a saúde.

A Universidade sem Fronteiras (Unisf) conta com múltiplas atividades diárias na sua programação interna, trazendo profissionais atuantes da educação física através de aulas como zumba, dança de salão, pilates e alongamento, uma ótima oportunidade para o público da terceira idade, que reside em Fortaleza e região.

Anúncios

De acordo com a educadora física da Unisf, Suellen Arruda, no momento em que praticamos exercícios físicos, nós liberamos no córtex cerebral a  endorfina, que é o hormônio do prazer e do bem estar. “Falando fisiologicamente, esse hormônio está presente também nos momentos de lazer, mas ao convivermos com atividades diárias, especialmente na terceira idade, a endorfina vai ser liberada, como eu sempre falo, o exercício físico para idoso não é só físico, mas também o cognitivo e o social” acrescenta Suellen.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oslo e publicada no Journal of Sports Medicine, a atividade física iniciada precocemente, e de maneira regular pode aumentar em até 5 anos na expectativa de vida dos idosos.

Anúncios

É também através desse hábito que a expectativa de vida e o número de pessoas que atingem a terceira idade tendem progressivamente a aumentar cada vez mais. Dentre os fatores que têm contribuído para este fenômeno está, sem dúvida, a preocupação pelo estilo de vida e o incremento da atividade física na rotina.

Confira mais sobre a UNISF no site e redes sociais: https://unisf.com.br/https://www.instagram.com/universidade_sem_fronteiras/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s