Corecon inicia publicação de conteúdo analítico com foco na superação da crise e retomada do desenvolvimento

Desiree Mota – vice-presidente do Corecon Ceará

O Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE) deu início à publicação dos painéis que foram debatidos durante o XXXI ENE – Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste.

Ocorrido em Agosto, o evento teve patrocínio do Cofecon, BNB, Sebrae-CE e apoio dos Corecon’s Nordeste. As palestras estão sendo publicadas no canal do Corecon-CE no YouTube da entidade.

O primeiro painel a ser veiculado na rede social teve a moderação do Vice Presidente CORECON-BA, Reinaldo Sampaio, e no foco do debate o “Cenário de Referência, Planos e Estratégias para o Desenvolvimento do Nordeste.

Anúncios

Ao longo da explanação, foram debatidos temas como “Estado atual do Desenvolvimento Regional”, com o Economista-chefe do BNB, Luiz Esteves; e “Planos e estratégias para economia regional “, com a economista Ana Cláudia Arruda. Também esteve em evidência o tema “Planos e Estratégias estaduais de desenvolvimento econômico “, com o Secretário Adjunto da SEPLAN-MA, Roberto Santos Matos; Expedido Parente, diretor da Adece; Francisco Nunes, presidente do Corecon-PB e Ranieri Muricy, do Seplan-BA.

Ao se manifestar, Ana Cláudia disse que é preciso entender que o programa estrutural econômico do país é muito grande. “O nosso grande lema é a industrialização”, disse ao se referir ao histórico econômico dos anos 70, 80, 90 e 2000, e ressaltar a participação do Nordeste no PIB Brasileiro. “Andamos muito pouco, embora tenhamos tido grandes plantas. Nos modernizamos, mas não nos desenvolvemos”, destacou.

Imagem: Divulgação

A segunda explanação teve a moderação da Vice Presidente do Corecon-CE, Desirée Mota, com o tema “Nova Economia e Inovação”, com a Professora da UFC e Presidente Instituto Confúcio, Mônica Amorim, que falou sobre “Nova economia e indústria 4.0”; além do tema “Ciência e Tecnologia, Digitalização e inclusão digital”, com Cláudio Marinho e “Negócios de Impacto Social”, com Bia Fiuza, que está à frente da Somos Um.

Ao falar sobre ciência e tecnologia, digitalização e inclusão digital, Cláudio Marinho citou as cidades inteligentes. “Estamos atrasados no sentido de nos incluir digitalmente”, destacou ao citar a necessidade de avançar quando a isso.

Anúncios

Mônica Amorim citou as origens e o contexto da economia e indústria 4.0 e das revoluções industriais pelas quais o mundo passou. “A nova revolução incorpora internet, robótica, biotecnologia. Esses movimentos acontecem de forma simultâneos. Se percebe ainda características fortes de outras revoluções hoje em dia, que justificam o fato de estar emergindo uma nova revolução”, disse.

Ao final das publicações, o Corecon-CE enviará os documentos para o Simpósio Nacional dos Conselho de Economia, onde o papel do sistema Confecon e Conrecons serão discutidos na superação de crise e retomada do desenvolvimento.

Anúncios

Painel 01 – Cenário de Referência, Planos e Estratégias para o Desenvolvimento do Nordeste
https://www.youtube.com/watch?v=hehwgHpvqkQ
Painel 02 – Nova Economia e Inovação.B24
https://www.youtube.com/watch?v=een7yGwNMLw
Painel 03
Parte 01 – Cadeias Emergentes
https://www.youtube.com/watch?v=WDYxunAHZAU
Parte 02 – Cadeias Emergentes
https://www.youtube.com/watch?v=dNCCMAjs204

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s