Unichristus promove debates sobre prevenção e promoção da saúde mental

Imagem: Divulgação

Viabilizar diálogos sobre saúde mental, redes de apoio e fatores de prevenção. É com esse objetivo que o curso de Psicologia do Centro Universitário Christus (Unichristus) promove, durante o mês de setembro, diversas ações dentro da Instituição de Ensino. 

Aulas com temáticas de promoção e prevenção à saúde mental, ações na comunidade desenvolvidas por estagiários e professores. Uma das iniciativas foi realizada na última semana pela docente e doutoranda em Psicologia Lorrana Mourão, que discutiu com alunos do curso a campanha Setembro Amarelo – iniciativa nacional desenvolvida desde 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Anúncios

Durante o debate, a professora abordou com os alunos sobre a busca de fatores de proteção à saúde mental. Além disso, Mourão também citou os recursos e fontes de apoio que podem ser ativados na prevenção: família, amigos e colegas; unidades de saúde: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Saúde da Família, clínicas, consultórios de Psicologia e urgências psiquiátricas; profissionais de saúde mental como médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde; e centros de apoio emocional, como o CVV (188).

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Unichristus, Juliana Arruda, os professores da formação estão trabalhando a temática dentro do cronograma de aulas, trazendo diversas perspectivas sobre o assunto. “É um momento para falar sobre qualidade de vida, desvendar alguns tabus, tirar dúvidas, compartilhar experiências e ações de promoção à saúde”, frisa a coordenadora. 

Também integrou a programação uma oficina sobre prevenção e promoção da saúde, mediada por alunos do curso e integrantes do Programa Pravida- UFC (fornece a atenção especializada do suicídio e o apoio à população com histórico de tentativa de suicídio ou de ideação suicida). “É muito gratificante ver o engajamento do curso da Unichristus para dialogar acerca de temas tão importantes em nossa sociedade. Na ocasião trabalhamos, ainda, acolhimento, integração, autocuidado e saúde mental dentro do curso de Psicologia”, finaliza Arruda. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s