Delivery de reciclagem amplia a atuação em Fortaleza

Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, com parceria do iFood e gerida pela startup SOLOS, 2ª etapa do Re-ciclo amplia coletas e traz ações para o verão

Imagem: Ribamar Neto/Divulgação

Acreditando nas mudanças positivas ao ecossistema através de ações sustentáveis, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o iFood implementaram na capital cearense a segunda fase do Re-Ciclo, iniciativa gerida pela startup SOLOS e que traz o primeiro modelo de tecnologia e inovação aberta do país para a coleta porta a porta de recicláveis. O delivery da reciclagem promove a coleta gratuita de materiais recicláveis e tem como objetivo se tornar a principal solução de coleta seletiva da cidade. 

Após dois meses de atuação, o projeto ganha uma nova fase em novembro e trará grandes novidades, entre elas: um novo bairro a ser contemplado, ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis, novos triciclos e ações a fim de promover conteúdos sobre economia circular.

O projeto – com duração até junho de 2023, já atende 4 bairros de Fortaleza: Centro, Praia de Iracema, Varjota e Mucuripe, e será ampliado, beneficiando o bairro de Meireles. Com a isso, o Re-ciclo passa a ter 6 triciclos elétricos para realização de coletas porta a porta em estabelecimentos comerciais e residências cadastrados gratuitamente no site reciclofortaleza.com.br

Anúncios

Outra novidade será a implementação de um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) na Avenida Beira-Mar, onde moradores de outros bairros poderão realizar o descarte correto de seus resíduos. A nova tática reforça também o interesse do programa em promover conscientização para quem passeia pela região conhecida pelas belezas urbanas e naturais, e incentivar moradores e turistas a darem o destino correto para o seu lixo. 

Para Saville Alves, cofundadora da SOLOS, nessa nova etapa do Re-Ciclo é imprescindível ter um olhar mais cuidadoso às ações durante o verão, principalmente, por ser um período de grande movimentação e consumo por moradores e visitantes.

“Em especial, durante o verão onde a capital cearense recebe 1 milhão de turistas, o tema da preservação é importante para reduzir o lixo plástico nas praias. Durante este período teremos eventos como Copa do Mundo e Réveillon, que movimentam a cidade e aumentam o lixo gerado. Por isso, juntos com as novidades faremos  uma campanha mais forte de conscientização, para que Fortaleza deixe um exemplo para quem mora e visita a cidade e que se estenda durante todo o ano”.

Anúncios

Para o verão, o Re-Ciclo vai estimular parceiros locais a abrirem seus espaços para ações de sensibilização e conscientização, com intuito levar informações e prática durante o período mais agitado do ano. Entre elas, mutirões e workshops com ênfase na redução de lixo plástico nas praias.

O vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Victor Macêdo, ressalta os diferentes ganhos que Fortaleza teve durante a implantação da primeira fase do projeto. 

“Os triciclos elétricos utilizados pelo Re-ciclo tem um um papel muito forte de impulsionar a mobilidade sustentável na cidade e em pouco tempo, com o projeto, conseguimos aumentar os índices de reciclagem de Fortaleza e contribuir para uma agenda ecológica e principalmente melhorar a inclusão social dos catadores que são os principais agentes dessa cadeia de sustentabilidade.”

Imagem: Ribamar Neto/Divulgação

1º fase do Re-Ciclo e marcadores de sucesso 

Com projeção de 350 toneladas de resíduos coletados e uma geração de renda estimada em R$370 mil para os catadores associados até junho de 2023, o projeto, em dois meses de atuação, já coletou 30 toneladas de resíduos e gerou mais de R$26 mil em renda aos catadores. Para além disso, até o final do piloto estarão circulando 12 veículos altamente sustentáveis e tecnológicos para auxiliar os catadores de resíduos durante a coleta, o que promove maior qualidade do trabalho e remuneração.

“Já tivemos resultados importantes, mas temos que continuar promovendo melhorias e inovações para que o descarte correto dos resíduos passe a ser um hábito constante na vida das pessoas. Acreditamos que até o fim da iniciativa, a parceria com a SOLOS vá promover uma melhoria significativa na cadeia recicladora da cidade e será uma solução importante no plano macro da empresa de eliminar a poluição plástica nas operações de delivery e neutralizar a emissão de gases poluentes até 2025″, afirma Alexandre Teixeira, gerente de sustentabilidade do iFood.

Para a catadora Raquel Nascimento, beneficiada pela iniciativa, presenciar a sua mudança de qualidade de vida através da chegada do projeto está sendo um fator significativo, tanto para o fator físico, quanto econômico.

Anúncios

“Eu estou gostando de participar do Re-ciclo, o projeto está dando uma grande visibilidade para os catadores, nós nunca tivemos uma oportunidade tão boa como essa de trabalho, não só nos tiraram das carroças como nos colocaram em um espaço com trabalho digno, trouxe melhorias como salário, alimentação… Com tudo! Agora temos um espaço para poder trabalhar, temos o triciclo e coletas agendadas. Antes tínhamos pouquíssimas. Estou achando muito significante pra nós. Estamos conseguindo dar um nome para a associação e também providenciando a documentação para a formalização. E nisso, aos poucos, estamos conseguindo levantar a nossa associação”, conta Raquel Santos, uma das responsáveis por coletar os resíduos no Re-ciclo e membro da Associação Moura Brasil 

Sobre o Re-Ciclo 

O Re-ciclo iniciou em 2020, resultado da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), e nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Coordenado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), tem execução liderada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) em parceria com a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), a Regional 2, a Regional Centro e a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). 

Sobre a SOLOS

Fundada em 2018, a SOLOS promove o descarte correto de embalagens, a partir da inclusão de cooperativas de reciclagem, através das ações lideradas e estruturadas com grandes parceiras, como: iFood, Braskem, Nubank, Owens Illinois, Ambev, Heineken, Coca-Cola, Basf, Sebrae

Como estratégia para disseminar de forma ampla e para os mais diversos públicos, a SOLOS tem parcerias com prefeituras de grandes capitais brasileiras e cooperativas como: Cooperaguary, CAEC, Cooperbari, Camapet, Coopama, Chocolatão, Coopercarga. Outros exemplos de parceiros da startup são: a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, a Secretaria do Meio Ambiente de Salvador e o Ministério Público.

Anúncios

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online,  que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. E para proporcionar uma experiência completa a cada um deles, a entrega vai além do delivery. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com cerca de 65 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de  300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, atua também em frentes de negócios complementares à sua cadeia, como mercado, fintech e benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo.  Por meio do portal de notícias da empresa, o iFood News, são repercutidos os principais temas da atualidade e da Nova Economia, conteúdos sobre negócios, cases e tendências sobre inovações no país e no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s