Entenda o acirramento da tensão entre EUA e Irã, após ataque ordenado por Trump

Presidente americano ordenou ataque que matou um importante general iraniano

À esquerda Donald Trump, o presidente dos EUA. À direita Qassem Soleimani, general iraniano morto após ataque dos EUA. (Fotos: Divulgação e Aljarida / Reprodução)

Diversos brasileiros devem estar se perguntando o motivo pelo qual a “terceira guerra mundial” esta entre os assuntos mais comentados nas redes sociais nesta sexta-feira, 3. O medo de um possível novo confronto desse porte é motivada pelo acirramento da tensão entre Estados Unidos e Irã.

Anúncios

Com ordem do presidente norte-americano Donald Trump, um drone realizou ataques em Bagdá, no Iraque, e vitimou nessa quinta-feira, 2, Qassem Soleimani, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos do País.

Anúncios

O Bombardeio foi confirmado pelo Pentágono, o Departamento de Defesa dos EUA. Conforme o G1, por meio de nota, o órgão culpou Soleimani por mortes de americanos no Oriente Médio e afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos.

Anúncios

Por meio de sua conta no Twitter, Trump Qassem “matou ou feriu gravemente milhares de americanos durante um longo período de tempo e planejava matar muitos mais”. O politico acrescentou que o general iraniano “foi direta e indiretamente responsável pela morte de milhões de pessoas”, incluindo “protestantes mortos no próprio Irã”.

A ação de Trump gerou reações no Irã, que promete “vingar-se” e endurecer a oposição aos EUA. “Todos os inimigos devem saber que a jihad de resistência continuará com uma motivação dobrada, e uma vitória definitiva aguarda os combatentes na guerra santa”, disse o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei em comunicado divulgado pela TV. As informações são do G1.

Anúncios

“O martírio de Soleimani tornará o Irã mais decisivo para resistir ao expansionismo americano e defender nossos valores islâmicos. Sem dúvida, o Irã e outros países que buscam a liberdade na região se vingarão”. Estas foram as palavras Hassan Rouhani, o presidente iraniano, sobre o atentado dos EUA.

(Foto: Reprodução/Aljarida)

O bombardeio aconteceu no Aeroporto Internacional de Bagdá. Estima-se que pelo menos sete pessoas tenham morrido. Entre estes está o general iraniano e Abu Mahdi al-Muhandis, chefe das Forças de Mobilização Popular do Iraque.

Anúncios

Estados Unidos e Irã, que outrora foram aliados, há décadas vivem em tensão, devido uma série de acontecimentos no decorrer dos anos.

Reação no Brasil

Logo após a divulgação do recentes acontecimentos envolvendo EUA e Irã, internautas brasileiros deixaram o assuntos entre os mais comentados das redes sociais.

Diante da admiração que o presidente Jair Bolsonaro tem com Trump. As hashtags #BolsonaroFicaCalado e #BolsonaroFicaQuieto ficaram no trending topics.

Anúncios

Os usuários das redes sociais pediam que o chefe do Executivo brasieliro não fizesse comentários ou declarasse apoio ao ataque dos EUA ao Irã.

O que diz Bolsonaro?

(Foto: Marcelo Camaego/Agência Brasil)

Ao ser questionado por jornalistas no Palácio da Alvorada sobre a tensão envolvendo os dois países, Bolsonaro disse que “vai impactar” no preço dos combustíveis no Brasil. As informações são do G1.

Anúncios

“Agora, vamos ver nosso limite aqui. Porque, se subir, já está alto o combustível, se subir muito complica. Agora, o que eu gostaria que vocês fizessem é que mostrasse para o povo duas coisas: primeiro que eu não posso tabelar nada. Pediram para tabelar carne. Já fizemos essa política de tabelamento no passado e não deu certo”, comentou o político.

O ex-deputado acrescentou ainda que vai “conversar com quem entende” para discutir soluções para uma possível alta no preços dos combustíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s