Verão 2022: saiba como cuidar da pele e protegê-la do sol

Aplicar protetor corretamente e manter hidratação são algumas das dicas para passar estação com pele saudável

Imagem: Divulgação/iStock

Na época mais quente do ano, é natural querer aproveitar os dias mais longos, indo à praia, à piscina ou praticando atividades ao ar livre. No entanto, o sol pode provocar queimaduras, manchas, ressecamento e envelhecimento precoce da pele, além de aumentar o risco de câncer. Portanto, se você quer aproveitar a estação com tranquilidade, é necessário tomar alguns cuidados para evitar as consequências das altas temperaturas.

Separamos algumas dicas de cuidados para você ter com a sua pele no verão. Confira!

Anúncios

Use protetor solar diariamente

O uso do protetor solar é indispensável em qualquer época do ano, mas no verão ele é ainda mais essencial. Invista em itens com fator de proteção solar acima de 30. 

Em farmácias, lojas e outlets, é possível encontrar uma grande variedade de protetores solares com diferentes texturas e características, específicas para cada tipo de pele. No caso da pele oleosa, é indicado o uso de protetor em gel que contenha ativos antibrilho. Já para pele seca recomenda-se o protetor com consistência mais cremosa. 

A aplicação do protetor solar deve ser feita em todas as partes do corpo 15 minutos antes da exposição ao sol. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas, sempre que entrar na água ou transpirar em excesso.

Reforce a proteção com roupas e acessórios

Acessórios como chapéus, bonés e óculos escuros são importantes aliados para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Em relação às vestimentas, se possível, opte por roupas feitas de algodão ou de tecido com proteção solar, pois oferecem maior proteção à radiação ultravioleta se comparadas aos tecidos sintéticos.

É importante ressaltar que os especialistas recomendam evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação é mais intensa. Durante esse período, prefira a exposição indireta, ficando embaixo de barracas, sob a sombra. 

Mantenha a hidratação

Como já vimos, durante o verão, a pele fica mais propensa ao ressecamento, devido à maior incidência solar, entre outros fatores. Por isso, é importante aplicar uma loção hidratante todos os dias. O pós-banho é o momento ideal para isso; já que os poros estão abertos, o hidratante corporal consegue penetrar com mais eficiência na pele.

Essa dica também vale para peles oleosas; nesse caso, podem optar por dermocosméticos livres de óleos em sua composição e com texturas leves, como os séruns. Outro produto bastante eficiente nesta estação é a água termal, que limpa, hidrata e garante aquela sensação de maciez e frescor na pele.

Beba bastante líquido

No calor, nosso corpo também perde mais líquido, principalmente por meio do suor. Por conta disso, todo organismo deve ser hidratado. Além do uso de cosméticos, ingerir pelo menos 2 a 3 litros de água por dia ajuda na recuperação de quadros de irritação e queimaduras do sol, evita a desidratação e ainda refresca o corpo. É possível complementar essa quantidade com água de coco e chás naturais.

Atenção à alimentação

Consuma alimentos ricos em carotenoides, pois têm função antioxidante, como cenoura, mamão, maçã, abóbora e beterraba, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, causado pela ação dos radicais livres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s