Mesa ao Vivo Brasília reunirá grandes nomes da gastronomia ao Congresso Abrasel

Parte da programação também será transmitida online e gratuitamente pelo site do Congresso Abrasel

Saulo Jennings (Divulgação)

Uma ótima notícia aos amantes da gastronomia: nos dias 10 e 11 de agosto acontecem as aulas-show do Mesa ao Vivo Brasília, que faz parte do 34º Congresso Nacional Abrasel. Este ano, sob o tema: “Cozinha do Cerrado, da teoria à prática”, o público poderá acompanhar 26 aulas com um timaço de chefs em duas cozinhas, ao vivo, das 13h às 18h, no Centro Universitário IESB, na capital federal. Os ingressos para as aulas presenciais podem ser adquiridos a partir de R$50 (meia entrada). Parte da programação, cerca de 10 aulas, também serão transmitidas online e gratuitamente pelo site do Congresso Abrasel, cuja inscrição pode ser feita em abrasel.co/i-inscreva-se.

Anúncios

O evento, liderado pela Prazeres da Mesa e pela Abrasel, traz grandes nomes da cozinha nacional e local para enriquecer a programação com aulas-show, apresentando tendências gastronômicas e os principais restaurantes do país. Entre os nomes já confirmados estão os chefs Léo Paixão, Paula Labaki e Saulo Jennings (confira abaixo a lista completa).

Como participar? Para ter acesso ao Mesa ao Vivo de forma online, basta se inscrever no site do Congresso Abrasel de forma gratuita. Já para participar do evento de forma presencial você já pode comprar seu ingresso a partir de R$50 (meia entrada), clicando no link que está no fim deste texto. Associados Abrasel têm desconto na inscrição.

Anúncios

Mais novidades
O Mesa ao Vivo Brasília é ideal para quem deseja conhecer e se aprimorar no ramo da gastronomia. O participante será mais capaz de inovar em criações, aperfeiçoar a produtividade e rendimento para seus empreendimentos, tendo um contato muito mais direto com o conteúdo do evento. Quem estiver presencialmente no Mesa ao Vivo deste ano, conhecerá o Melhor das Cidades, onde o participante poderá degustar de pratos dos melhores estabelecimentos de Brasília, no fechamento de cada um dos dias.

Além disso, quem for ao Centro Universitário IESB, poderá conhecer a Feira Farofa, evento que reúne cerca de 20 expositores. Dentre eles estarão pequenas empresas de alimentos, produtores familiares, produtos locais, em meio à alimentos frescos (cogumelos, frutas, farinha), café, chocolate, amêndoas em geral, queijos, geleias, massas, cerâmicas, utensílios de cozinha, mel.

Conheça alguns nomes já confirmados e um pouco da história dos chefs participantes do Mesa ao Vivo Brasília:

Ana Paula Jacques – Pós-doutoranda em Turismo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Doutora em Política e Gestão da Sustentabilidade pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB). Professora efetiva de gastronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasiília (IFB). Idealizadora do food lab Comida pra Pensar e curadora do projeto Cerrado no Prato. Coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (MTUR/IFB).

André Castro – Iniciou a sua trajetória como proprietário de bares na cidade de Salvador, como os bares Casa Amarela e Tô Nem Aí, sendo responsável por toda a parte operacional. Após esse período, André estudou Hospitalidade na Europa, evoluindo suas habilidades de cozinheiro profissional em passagem pela Itália, na região da Toscana.  Ao retornar ao Brasil, trabalhou alguns anos em redes hoteleiras até se tornar chef-executivo de um Resort. Em 2008, André Castro recebeu um convite para abrir um restaurante no coração gastronômico de São Paulo: a rua Haddock Lobo. Foi assim que nasceu o D’Olivino, um restaurante que ofertava uma culinária mediterrânea de excelência.

Em 2015, André retornou para Brasília – cidade onde cresceu – para abrir um novo projeto, o premiado Restaurante Authoral.  Hoje, o chef é sócio da Villa Pescados e toca com maestria os trabalhos do Authoral, em Brasília.

Anúncios

Alexandre Aroucha – Formado em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro-SP, com experiências profissionais nos restaurantes Patu Anu, Universal Dinner, Zuu az/dz, suus-chef do restaurante Aquavit, com estágios nos restaurantes Noma, Copenhagen-Denmark, Kiin Kiin, Copenhagen-Denmark, D.O.M e Maní São Paulo. Chefiou o restaurante Grand Cru e Ouriço em Brasília, e atualmente chefia o restaurante Saveur.

Babi Frazão – Especialista em cozinha e pós-graduada em Educação e nutrição aplicada à gastronomia. Se capacitou em escolas como Instituto Argentino de Gastronomia IAG – em Buenos Aires, Le Cordon Bleu São Paulo e SENAC Nacional DF. Atua como professora no curso superior de Gastronomia do Centro Universitário UDF. Em 2021 abriu seu primeiro restaurante, chamado Afeto. Em seu perfil no Instagram (@chefbabifrazao), ensina sobre gastronomia e apresenta o dia a dia de uma chef, mãe e empreendedora.

Claude Capdeville – Mineiro, natural de Viçosa, Claude Capdeville morou mais de 12 anos no Rio de Janeiro, até se mudar para Brasília e elegê-la sua residência oficial, há quase 30 anos. Formado em Comunicação Social, há 20 anos entrou para a gastronomia ao montar seu primeiro boteco, a Toca do Chopp, referência em chope e comida de boteco na capital federal. Consultor de bares, restaurantes, eventos gastronômicos e proprietário do Buffet Boteco em Casa (Toca do Chopp).

Anúncios

Diego Badra –  Cozinheiro e apresentador de TV. Vê a cozinha sem rótulos e de forma muito dinâmica, vai do complicado ao descomplicado sempre fazendo comida gostosa! Domina as técnicas e faz da cozinha um laboratório, para experimentar o máximo de cada ingrediente. Chefia a cozinha do Conca, seu restaurante, e para lá leva ingredientes inusitados, sazonais, e conhece a história de cada um deles e dos pequenos produtores que nos dão a oportunidade de ter esses alimentos à mesa.  É formado em gastronomia e turismo, daí vem a assinatura de um cozinheiro que explora tudo a fundo e tem curiosidade para conhecer, criar e inovar. Essa influência global traz também uma referência estética aguçada, visível na apresentação dos seus pratos.

Léo Paixão – Jurado do programa Mestre do Sabor da Rede Globo, Leo é a cara da Nova Cozinha Mineira. Chef Hors Concours, mescla a alta gastronomia francesa, aprendida em sua formação em Paris, à tradicional cozinha mineira. Influenciador digital, trabalha no resgate de uma cozinha caseira de afeto. Leo explica, descomplica e faz a cozinha dar certo. Suas receitas diárias são acessíveis e reproduzidas, com centenas de marcações diárias, no Instagram. Sua página pessoal virou um centro de referência e consulta.

É o mineiro com os prêmios mais importantes na gastronomia: Chef do Ano Prazeres da Mesa, 50 Best Discovery America Latina, Chef Revelação Guia 4 Rodas, Chef do Ano da Revista Veja há 7 anos consecutivos, Chef Hors Concours Revista Encontro, além de dezenas de premiações regionais.

Leônidas Neto – Formado em administração pela PUC Goiás, autodidata em gastronomia com experiências profissionais nos restaurante Agosto, sous-chef pâtisserie no restaurante Aquavit, com estágios nos restaurantes Noma, Copenhagen-Denmark, Kiin Kiin, D.O.M e Maní São Paulo. Chefiou o restaurante Grand Cru e Ouriço em Brasília, e atualmente está novamente ao lado do chef Simon Lau no restaurante Aquavit.

Paula Labaki – Chef idealizadora do Catering Lena Labaki, faz cozinha autoral com muita propriedade, utilizando-se de diversas técnicas adquiridas e outras que ela mesma desenvolveu. Paula começou sua carreira trabalhando em diversos restaurantes de SP, cursou gastronomia e foi sócia na Casa Sale & Pepe. Há 17 anos realiza os serviços de festas e eventos para públicos distintos e nos mais variados formatos.

Anúncios

Saulo Jennings – Nascido e criado em Santarém, próximo ao rio Tapajós, ao sair do mundo corporativo das multinacionais resolveu empreender servindo pequenos almoços em sua casa. Ali surgia o restaurante “A Casa do Saulo”, em meados de 2009. Ao longo dos últimos 12 anos acumulou prêmios e notoriedade, tendo por exemplo seu restaurante escolhido duas vezes como melhor da região norte pela Prazeres da Mesa. Sempre é destaque nos festivais gastronômicos que participa, sem deixar de ser o “Caboco do Tapajós”.

Sebastián Parasole – Se formou no Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), foi chef da Cátedra de Cozinha Fria no Instituto Argentino de Gastronomia. Chegou ao Brasil como Assessor da Coordenação do Curso de Gastronomia, com uma trajetória de 20 anos como educador gastronômico. Foi sócio proprietário do Melhor Gourmet, grupo dedicado ao Turismo Gourmet com mérito Cultural e Educacional. Foi co-curador do Mercado Mundi em 2018, evento gastronômico de palestras, restaurantes, mercado do mundo e preocupação da alimentação do futuro. Criação e produção do curso on-line Gastronomia para Comunidade Escolar, “Técnicas e estratégias para uma alimentação mais saudável e sustentável” para a plataforma IESB-Net.

Serviço:
34º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
10 a 11 de agosto
Realização: Abrasel e Prazeres da Mesa
Patrocínio ouro: Alelo, Ambev, Banco do Brasil, BAT, Coca-Cola, Diageo, Heineken, JBS, Philip Morris, Sebrae, Sodexo, Stone, Ticket.
Patrocínio bronze: 3M
Mais informações: https://abrasel.co/i-inscreva-se
Ingressos Mesa ao Vivo:
https://www.sympla.com.br/34-congresso-abrasel—mesa-ao-vivo-brasilia-e-visitas-tecnicas__1634132

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s