Vendedor de vacina afirma que Governo Bolsonaro pediu propina de US$ 1 por dose, diz jornal

Denúncias elevaram pressão sobre o governo

(Foto: Agência Brasil)

Novas denúncias de corrupção prometem elevar a pressão sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta terça-feira, 29, reportagem da Folha de S.Paulo revelou que uma vendedora de vacinas teria recebido pedido de propina de US$ 1 por dose, em troca de fechar contrato com o Ministério da Saúde (MS) na aquisição de 400 milhões de unidades da Astrazeneca.

Anúncios

Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que se apresentou como representante da empresa Davati Medical Supply, disse a Folha que o diretor de Logística do MS, Roberto Ferreira Dias, cobrou a propina em um jantar no restaurante Vasto, no Brasília Shopping, no Distrito Federal. As tratativas teriam ocorrido em dia 25 de fevereiro.

Roberto Dias foi indicado ao cargo pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR).  A farmacêutica, no entanto, nega ter relação com a empresa citada na reportagem do jornal paulista.

Anúncios

Esta não foi a única bomba jogada em desfavor do presidente nesta noite. A revista Crusoé publicou matéria em que traz novos relatos do deputado Luis Miranda, responsável pelas denúncias de irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin pelo Governo.

O texto aponta que Ricardo Barros teria oferecido propina a Miranda em troca de que ele e o irmão, o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, não interferissem no contrato bilionário com a empresa que imposta o imunizante.

Anúncios

Sobre a denúncia da Folha é preciso esclarecer que: a AstraZeneca negou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tenha intermediários no Brasil: “Sobre os questionamentos, gostaria de comentar que não houve representante da AstraZeneca e as vacinas são disponibilizadas por meio de acordos com o Ministério da Saúde e com a Fiocruz” disse conforme reportagem do El País. Entretanto, documentos entregues a CPI revelam que o Ministério da Saúde respondeu às ofertas da Davati.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s