Programa de formação gratuita de bartenders abre 660 vagas no Ceará

Totalmente gratuito, o Learning for Life oferece turmas online e híbridas. Número de mulheres formadas bartenders pelo programa cresceu 60% em um ano.

Imagem: Divulgação

O Instituto Diageo está com inscrições abertas e gratuitas para o programa social totalmente gratuito Learning for Life, que profissionaliza pessoas acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, para atuarem no setor de bares, restaurantes e hospitalidade. As formações são: bartender, excelência em atendimento e a formação dupla em ambos os cursos. Para quem reside no Ceará são 20 vagas para aulas híbridas (online e presenciais em Fortaleza), além de 640 vagas em turmas 100% online ofertadas para o Brasil. Pessoas interessadas podem se inscrever, até 29 de setembro, por meio de formulário que está no link da bio do perfil do Instagram @learningforlife_br (www.instagram.com/learningforlife_br).

A capacitação é destinada a maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R$ 1.800. Além disso, é preciso ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter acesso à internet para participar das aulas online. O curso tem previsão de início em outubro e duração de um mês e duas semanas. As pessoas formadas recebem certificado e se tornam aptas a atuar no mercado de trabalho. A modalidade com aulas híbridas também é oferecida nas cidades de São Paulo (54 vagas) e Rio de Janeiro (36 vagas).

Anúncios

“Preparamos os participantes em competências diferenciadas como inteligência emocional, técnicas de vendas, combate ao assédio, consumo responsável de bebida alcoólica, entre outros; e isso gera profissionais que se evidenciam no mercado”, afirma Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo. O Learning for Life é realizado no Brasil desde 2000 e já profissionalizou mais de 23 mil pessoas. Dessas, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012. A capacitação conta com o apoio da consultoria MSX International e com a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento.

Mais mulheres bartenders

Cresceu em mais de 60% o número de mulheres formadas bartenders pelo Learning for Life no Brasil, passando de 320 para 518 em apenas um ano, de julho de 2021 a junho de 2022. O aumento da representatividade feminina nessa área historicamente masculina decorre de trabalho para igualar as quantidades de mulheres e homens desde o processo de seleção, bem como da maior busca delas por trilhar essa carreira.

Educadora do Learning for Life em Fortaleza, Aline Ferrari, 36, compartilha a percepção dela com base nos 12 anos em que atua como bartender. “As mulheres vêm buscando liberdade e autonomia em diversas profissões desde há muito tempo e não seria diferente no bar”, ressalta, acrescentando que muitas bartenders se destacam ganhando campeonatos de coquetelaria, chefiando o serviço de bar em bares e restaurantes e até gerenciando esses estabelecimentos.

Anúncios

Incentivada pelos amigos a entrar no mundo da coquetelaria, Maria Elvira Barbosa, 24, afirma que a capacitação no programa no primeiro semestre deste ano a impulsionou nessa jornada. “O Learning for Life abriu minha mente para muita coisa boa e trouxe um aprendizado para a vida tanto como mulher, pois é muito difícil trabalhar na área sendo uma mulher, quanto como profissional, pois hoje tenho uma noção melhor sobre qualidade no que faço”, diz Maria, hoje bartender e barista na cafeteria Mercado do Café, em Fortaleza. 

Sobre o Instituto Diageo

O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Na Real, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness, Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em DRINKiQ.com. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s